O que é uma ação extrajudicial?

O que é uma ação extrajudicial?

Segundo o dicionário jurídico Dicio, o termo extrajudicial significa: “que acontece fora do âmbito judicial; que não é feito perante autoridade judicial; que é realizado fora da via judicial”. Este é um recurso interessante que pode ser usado para diversos propósitos.

O que é um ato extrajudicial?

São nos cartórios extrajudiciais que as pessoas vão quando precisam, por exemplo, emitir certidões de nascimento e de óbito, reconhecer firma, alterar o estado civil (de forma consensual), alienar bens, escriturar imóveis, registrar testamento e inúmeros outros atos da vida civil, tanto como pessoa física ou jurídica.

O que é extrajudicial e judicial?

Enquanto a execução judicial é um procedimento que se dá no âmbito do Poder Judiciário, a execução extrajudicial é um procedimento que pode ser conduzido por particulares, sem a necessidade de intervenção judicial. Porém, muitas vezes fica difícil entender as diferenças entre esses dois tipos de execução.

O que é um documento extrajudicial?

Basicamente, uma notificação extrajudicial funciona como um comunicado externo de um processo judicial. Esta operação legal pode ser utilizada durante uma fase amigável para comunicar uma pessoa acerca de um pedido, e evitar um futuro processo judicial.

O que acontece se eu não pagar cobrança extrajudicial?

Você pode perder imóveis, veículos ou qualquer outro bem de valor se não pagar a sua dívida que está na Justiça. Carros em seu nome, por exemplo, e sua casa, desde que não seja a residência em que você mora. Para você ter ideia, até carrinho de cachorro-quente ou animais de raça podem ser penhorados.

O que acontece após a cobrança extrajudicial?

Caso você receba uma cobrança extrajudicial, depois não será possível alegar que não tinha conhecimento do débito se houver um processo judicial. Ao assinar a notificação, começa o prazo para buscar uma maneira de quitar a dívida.

O que pode ser feito extrajudicial?

Muitos atos que antes deveriam ser resolvidos junto ao Poder Judiciário podem ser feitos em cartórios sem sua intervenção, como separação, divórcio, união estável, inventário, testamento, contratos, usucapião extrajudicial, entre outros.

Qual a diferença de cobrança judicial e extrajudicial?

A cobrança judicial é realizada após várias tentativas de recebimento dos valores em atraso pela via extrajudicial, visto que a execução de uma dívida por meios legais demanda tempo e incorre no pagamento de custos altos.

O que é um chamado extrajudicial?

Na cobrança extrajudicial não existe a presença ou a interferência de advogados ou qualquer tipo de ação judicial. Nesse tipo de cobrança, a empresa é quem entra em contato com o devedor e propõe um acordo para o devido acerto das contas.

O que acontece com uma dívida extrajudicial?

O que acontece depois da notificação extrajudicial? Vimos que a cobrança extrajudicial não é ainda uma etapa judicial, como o próprio nome diz. Porém, se a pessoa recebeu uma notificação e não se predispôs a pagar a dívida, muito provavelmente o credor terá a intenção de entrar na Justiça.

Quanto tempo dura uma cobrança extrajudicial?

cinco anos

Em cinco anos, prescrevem as dívidas líquidas contraídas de instrumento público ou particular. Quando a lei não determina prazo menor, a prescrição ocorre em 10 anos.

Como resolver uma dívida extrajudicial?

Antes de tudo, não se desespere. Caso receba em sua casa uma notificação, o ideal é entrar em contato com a empresa credora para tentar negociar a pendência. Nada melhor que uma política da boa vizinhança para demonstrar que você não está negligenciando sua obrigação, certo? Então, não seja apático ou indiferente.

O que acontece se eu não pagar uma dívida extrajudicial?

Penhora de bens

Você pode perder imóveis, veículos ou qualquer outro bem de valor se não pagar a sua dívida que está na Justiça.

O que acontece se não pagar uma execução extrajudicial?

Se o pagamento não for realizado no prazo legal, o juiz poderá determinar a expedição do mandado de penhora e avaliação e o oficial de justiça irá avaliar e penhorar os bens do devedor.

O que acontece quando a dívida vai para extrajudicial?

A penhora de dinheiro é um dos problemas por você não pagar uma dívida após assinar a carta extrajudicial. Desta forma, se você tiver qualquer dinheiro em sua conta e este não for referente ao seu salário ou aposentadoria, poderá ser penhorado.

Quando a dívida vira extrajudicial?

Para efetuar a cobrança extrajudicial, é preciso que seja enviada uma notificação propondo uma resolução amigável da dívida, sem envolver o judiciário. E é preciso comprovar que a pessoa foi notificada a respeito da dívida em cobrança, se precisar acionar o judicial mais tarde.

O que acontece numa cobrança extrajudicial?

Na cobrança extrajudicial não existe a presença ou a interferência de advogados ou qualquer tipo de ação judicial. Nesse tipo de cobrança, a empresa é quem entra em contato com o devedor e propõe um acordo para o devido acerto das contas. Por isso que ela é chamada de cobrança amigável.

O que acontece se eu não pagar uma cobrança extrajudicial?

A penhora de dinheiro é um dos problemas por você não pagar uma dívida após assinar a carta extrajudicial. Desta forma, se você tiver qualquer dinheiro em sua conta e este não for referente ao seu salário ou aposentadoria, poderá ser penhorado.