O que é um pronome Enclítico?

O que são pronome Enclítico?

Enclíticos São os pronomes oblíquos posicionados após o verbo. … – Com o verbo no início da frase: Entregaram-me as camisas. – Com o verbo no imperativo afirmativo: Alunos, comportem-se. – Com o verbo no gerúndio: Saiu deixando-nos por instantes.

O que é ênclise exemplos?

Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise (pronome antes do verbo) e Mesóclise (pronome no meio do verbo). Exemplos: Telefonei-lhe na hora combinada.

Qual a função da ênclise?

A ênclise é a posição sintática ocupada por um clítico à direita de um morfema ou palavra. Em português, a ênclise corresponde à posição pós-verbal dos pronomes clíticos, designadamente dos pronomes pessoais átonos (função de complemento direto e indireto) e dos pronomes reflexos.

O que é mesóclise e ênclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo). …

Quais são os pronomes relativos?

Quais são os pronomes relativos?

Variáveis
Singular Plural Singular
o qual os quais a qual
cujo cujos cuja
quanto quantos

Quais são os pronomes Atonos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Como identificar a ênclise?

Ênclise = depois do verbo – Quando o verbo iniciar uma oração. Exemplo: Diga-me o que pensas sobre o resultado. – Quando o verbo estiver no infinitivo. Exemplo: Quero convidar-te para o meu aniversário.

Quando é possível a ênclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia.

Quando ocorre a ênclise?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

O que atrai a ênclise?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono depois do verbo. Atenção: não se deve iniciar orações com pronomes oblíquos átonos.

O que é mesóclise exemplos?

Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. … Existem mais dois tipos de posição: Próclise – pronome antes do verbo e Ênclise – pronome depois do verbo. Exemplos: Desenhar-te-ei nos meus sonhos.

O que são pronomes relativos e exemplos?

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor. O professor morreu. Nós conhecemos o professor que morreu.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?

  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Como usar pronomes átonos?

Pronomes oblíquos átonos

  1. Próclise – o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise – o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise – o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.