O que é um cone medular?

Qual o significado de cone medular?

O cone medular é um local frequentemente acometido por lesões de origem inflamatória e infecciosa. A disseminação ocorre geralmente por via hematogênica, podendo também ser liquórica ou por extensão meníngea ou vertebral. Condições neoplásicas e vasculares podem apresentar quadro clínico semelhante.

Quais são as consequências da lesão medular?

Uma lesão medular pode comprometer a comunicação entre o cérebro e o sistema urinário e a eliminação da urina armazenada na bexiga deixa de ser automática. Se a lesão for incompleta, é possível haver recuperação parcial ou até total com o tempo.

O que é formado abaixo do cone medular?

Do cone medular até o cóccix, observa-se o chamado filamento terminal, que é formado pela pia-máter (meninge). Em corte transversal, é possível observar na medula espinhal duas regiões: a substância branca e a substância cinzenta.

O que é cone medular filamento terminal e cauda equina?

A medula se torna mais fina no final formando o cone medular. Abaixo da vértebra, envolvendo o cone e um filamento terminal, estão as meninges (saco dural) e raízes nervosas dos últimos nervos que juntos formam a cauda equina.

Quanto tempo dura a fase de choque medular?

A separação dos axônios é um processo gradual, que ocorre no local Page 4 324 Com. Ciências Saúde. 2013; 24(4): 321-330 Barreto ABR et al. rio aguardara fase de choque medular que dura em torno de três dias a seis semanas, sendo que quadros infecciosos podem prolongar este período9.

O que causa mielite transversa?

A mielite transversa, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecções por vírus ou bactérias, ou de doenças autoimunes.

Quais as consequências de uma lesão na medula espinhal?

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.

Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medula?

O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.

Qual o limite inferior da medula espinhal?

A medula espinhal se localiza dentro da coluna vertebral. Seus limites estruturais são dois: Superior, pelo bulbo após o forame magno e após a segunda vertera lombar (L2).

Qual o limite superior e inferior da medula espinhal respectivamente?

Quando nos referimos a medula espinhal que fica dentro da coluna vertebral percebe-se que os limites para superior em inferior está localizado no bulbo logo depois do forame magno e depois da segunda vertebra lombar que é a L2, ela é formada por 31 pares de nervos espinhais.

O que é o filamento terminal?

O filamento terminal é formado por pia-máter, uma das membranas que formam as meninges. As meninges são três membranas encontradas envolvendo o sistema nervoso central. … A primeira é constituída basicamente por fibras nervosas mielinizadas, enquanto a segunda apresenta dendritos e corpos celulares.

O que se entende por cauda equina?

Síndrome da cauda equina é uma doença grave causada pela compressão e inflamação do feixe de nervos na parte inferior do canal vertebral. A gravidade se dá ao fato de poder resultar em paralisia, incontinência intestinal / urinária e a outros problemas de sensibilidade e perda de movimento.

O que é fase de choque medular?

O choque medular é definido como um estado de completa arreflexia da medula espinhal, que ocor- re após traumatismo grave na medula.

Qual reflexo determina o fim do choque medular?

Reflexo bulbocavernoso: Seu retorno indica o término do choque medular e determinação do déficit neurológico após a lesão.