O que é o banco de Wells?
O Banco de Wells, através do teste sentar e alcançar tem como finalidade avaliar a flexi- bilidade da musculatura posterior do tronco e dos membros inferiores, quantificando-a de acordo com a idade e sexo do indivíduo.
Para que serve o teste de Wells?
O teste de sentar e alcançar proposto por Wells e Dillon é amplamente utilizado para avaliar a flexibilidade de praticantes das mais diversas modalidades esportivas e/ou voltadas para saúde.
Como fazer o teste de Wells?
Neste teste, o avaliado deverá sentar-se sobre o assoalho ou colchonete com as pernas plenamente estendidas e plantas dos pés contra a caixa usada para a realização do teste. O aluno deverá inclinar-se lentamente e projetar-se para frente até onde for possível, deslizando os dedos ao longo da régua.
Como fazer banco de Wells em casa?
3:574:47Clipe sugerido · 50 segundosBanco de wells caseiro (considerações e explicações)YouTubeInício do clipe sugeridoFinal do clipe sugerido
Como é feito o teste de flexibilidade?
Então, como medir a flexibilidade através deste teste? É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão. Exercícios de yoga, por exemplo, são ótimos para trabalhar a flexibilidade.
Como funciona o teste de sentar e alcançar?
Inclinam o corpo para frente e alcançam com as pontas dos dedos das mãos tão longe quanto possível sobre a régua graduada, sem flexionar os joelhos e sem utilizar movimentos de balanço (insistências). Cada aluno realizará duas tentativas. O avaliador permanece ao lado do aluno, mantendo-lhe os joelhos em extensão.
Qual o objetivo do teste sentar e alcançar?
Existem diversos métodos para realizar a avaliação da flexibilidade, um deles é o Teste de Sentar e Alcançar (TSA). Este teste foi desenvolvido para medir a flexibilidade da coluna vertebral e parte posterior dos membros inferiores de indivíduos de todas as idades e ambos os gêneros (Wells & Dillon, 1952).
Para que servem os testes de flexibilidade?
Avalia-se a flexibilidade para: Identificar grupos músculos-articulares com pouca flexibilidade possibilitando enfatizar aquelas regiões com exercícios de alongamentos. Avaliar a flexibilidade periodicamente é importante par verificar as possíveis alterações na amplitude do movimento com o passar dos anos.
Como fazer o teste de flexibilidade?
Então, como medir a flexibilidade através deste teste? É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão. Exercícios de yoga, por exemplo, são ótimos para trabalhar a flexibilidade.
Como se realiza o teste de flexibilidade?
Com os calcanhares afastados a 30cm, joelhos estendidos, mãos sobrepostas e dedos médios alinhados, o aluno deve flexionar o tronco à frente e alcançar com as pontas dos dedos a maior distância possível sobre a trena ou fita métrica.
Como é feito o banco de Wells?
Procedimento: O avaliado deverá flexionar o tronco sobre o quadril, empurrando o taco de madeira sobre a caixa que possui uma fita métrica milimetrada. Será realizado três vezes este procedimento, considerando-se a maior distância atingida.
Como fazer teste de flexibilidade sentar e alcançar?
Teste de Flexibilidade: Sentar e Alcançar adaptado sem banco.
- Material: uma trena ou fita métrica de 1m e fita adesiva;
- Orientação: o aluno deve sentar-se descalço, a trena estendida e fixada no chão, com o ponto zero entre as pernas e calcanhares, imediatamente próximos à marca de 38 cm.
Quais são os testes de flexibilidade?
- Flexômetro de Leighton.
- Fleximeter – (Baseado no Flexômetro de Leighton)
- Eletrogoniômetro.
- Goniômetro – (Goniometria)
Qual o teste usado para avaliar a flexibilidade?
O TSA é o teste mais comum para se avaliar a flexibilidade dos isquiotibiais e está presente em muitas baterias de testes que visam avaliar desempenho atlético e aptidão física relacionada à saúde.
Comentários