O que significa Trinca-ferro pantaneiro?
O trinca–ferro-gongá é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como trinca–ferro-cinza, trinca–ferro-da-amazônia, trinca–ferro–pantaneiro, gonga e sabiá-gongá.
Quais são os tipos de Trinca-ferro?
Devido a sua grande distribuição o Trinca Ferro acabou se dividindo em 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”. Todas são praticamente iguais. Acabou recebendo outros nomes, como bico-de-ferro, tempera-viola, pipirão, estevo, papa-banana, titicão, tia-chica, chama-chico e joão-velho.
Como chama Trinca-ferro?
Também é chamado de bico-de-ferro, tempera-viola, pixarro, pipirão, verdão (Pernambuco), estevo, papa-banana (Santa Catarina), titicão, tia-chica, chama-chico (interior de São Paulo), tico-tico guloso (Sul do Espírito Santo) e joão-velho (Minas Gerais). …
Qual é a cor do pássaro Trinca-ferro?
Características do Trinca–Ferro As cores das penas apresentam o verde no dorso, com cauda, lados e cabeça em tons de cinza. Tem uma longa listra branca acima dos olhos, assim como a garganta toda branca. A diferenciação entre machos e fêmeas pode ser feita através do canto ou piado.
Qual a diferença do Trinca Ferro para o tempera viola?
Difere do Trinca–ferro-verdadeiro pela coloração mais amarronzada do dorso, cauda verde e, principalmente, pela mancha de coloração marrom no pescoço que pode variar de tamanho. Os jovens da espécie possuem as cores do dorso e peito esmaecidas, não tão bem definidas como no adulto.
Qual a diferença do Trinca Ferro para o tempera-viola?
Difere do Trinca–ferro-verdadeiro pela coloração mais amarronzada do dorso, cauda verde e, principalmente, pela mancha de coloração marrom no pescoço que pode variar de tamanho. Os jovens da espécie possuem as cores do dorso e peito esmaecidas, não tão bem definidas como no adulto.
Qual é a fruta que o Trinca Ferro mais gosta?
A maçã é uma boa opção de alimentação de trinca ferro pelos nutrientes que oferece e por ser uma das frutas preferidas do animal. Deixar a quantidade exata é uma das melhores dicas, de modo que você evite que a maçã ou qualquer outra fruta venha a apodrecer.
Quanto tempo vive uma coleira?
12 anos
Os filhotes abandonam o ninho após 13 dias de vida e com 35 dias, já estão aptos a comerem sozinhos, e atingem a maturidade sexual logo no primeiro ano de vida, podendo viver em média de 10 a 12 anos.
Qual é o canto de Trinca-Ferro mais valorizado?
Os mais apreciados são o canto Praia, em São Paulo; o Paracambí, no Rio de Janeiro; o Timbira no Maranhão; e no Ceará, o Viviteteu e suas variações.
Qual é o tempo de vida de um Trinca Ferro?
28 anos
Seu habitat natural é a orla das matas, dificilmente sendo encontrado em regiões de mata fechada, preferindo viver em pé de serra ou no alto dos morros, capoeira (vegetação). Seu tempo de vida, dura entre 15 e 28 anos.
Qual a diferença entre Trinca-ferro?
Caracteristicas do Trinca–ferro Uma característica curiosa é que a espécie não possui dimorfismo sexual, ou seja, a diferenciação visual entre machos e fêmeas de trinca–ferro. Isso mesmo! Eles são visualmente iguais!
Qual a diferença do Pixarro Trinca-ferro?
O juvenil não possui a listra tão extensa, sendo a mesma falhada ou inexistente, logo após sair do ninho. Alguns juvenis são listrados abaixo. Bico bastante enérgico e fortificado (o que deu cunho ao nome “trinca–ferro”), com cauda diferenciada em tamanho. Não existem diferenças corporais entre machos e fêmeas.
O que o trinca ferro mais gosta de comer?
A alimentação para trinca–ferro é composta por uma grande variedade de sementes e outros alimentos. Alpiste, painço, girassol, aveia, cártamo, lentilha, sorgo e cânhamo são algumas delas. Boas rações extrusadas, frutas, legumes e até mesmo pequenos animais também estão no cardápio.
É bom dar laranja para o trinca ferro?
Há uma variedade de frutas que você pode incluir na dieta das suas aves. A maioria delas tem muitos benefícios nutricionais, mas algumas podem ser tóxicas quando usadas com frequência. Frutas como laranja, limão e tangerina, embora ácidas, têm propriedades benéficas para papagaios, calopsitas e outros pássaros.
Comentários