Qual é a teoria da didática?
A teoria das situações didáticas foi proposta pelo francês Guy Brousseau, no intuito de compreender as relações existentes entre alunos, professores e o meio onde acontece o aprendizado (sala de aula). … Brousseau associa sua teoria a quatro vertentes norteadoras: ação, formulação, validação e institucionalização.
O que significa situações Didaticas?
Podemos conceituar situações didáticas como um conjunto de ações e atividades que desenvolvem no aluno algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano. As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais.
O que Brousseau entende por situações Adidáticas?
De acordo com Brousseau, um situação didática ocorre quando há a intenção (implícita ou explicita) de aprendizagem. Já uma situação adidática (ou não declaradamente didática), é uma situação didática em que o aluno deve perceber as características e padrões que o ajudarão a compreender um novo saber.
Quais são as teorias de aprendizagem?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
O que é didática de ensino?
Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos.
O que é a Teoria dos Campos Conceituais?
A Teoria dos Campos Conceituais visa fornecer quadros e alguns princípios para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem de competências complexas dos estudantes.
Como são classificadas as situações didáticas?
Elas são divididas, segundo Brosseau, em quatros tipos: Ação, Formulação, Validação e Institucionalização.
Como Iniciar uma situação didática?
Exemplo de sequência didática pronta Um bom planejamento destaca: Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição) Objetivo da sequência didática. Conteúdos a serem trabalhados.
O que é a teoria dos Campos Conceituais?
A Teoria dos Campos Conceituais visa fornecer quadros e alguns princípios para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem de competências complexas dos estudantes.
Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?
Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.
Quais são as três principais teorias da aprendizagem da psicologia?
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM | Inatismo, empirismo e construtivismo |
---|---|
JEAN PIAGET (1896-1980) | Conhecimento prévio |
Adaptação e equilibração | |
LEV VYGOTSKY (1896-1934) | Zona de desenvolvimento proximal |
Aprendizagem mediada |
O que vem a ser didática?
Significado de Didático adjetivo Relativo à didática, ao ensino, à arte de ensinar, de transmitir conhecimentos através do ensino: livro didático. Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos. Etimologia (origem da palavra didático). Do grego didaktikós.
Quais são os tipos de didática?
Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.
Quais são os campos conceituais?
Campo conceitual é um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição (ibid.).
Comentários