O que é teoria das comportas TENS?

O que é teoria da comportas e teoria da liberação das substâncias opióides endógenas?

Surgindo aí a teoria de “comportas da dor”. Os estudiosos definiram que emoções positivas modulam a dor, diminuído a mesma, enquanto as emoções negativas exacerbam a dor. Esta modulação ocorrida pelas emoções se dá principalmente pela liberação de opióides endógenos, que são fármacos produzidos pelo próprio organismo.

Como a TENS atua para diminuir a dor de acordo com a teoria das comportas?

Acredita-se que a TENS promova analgesia predominantemente por meio do mecanismo do portão ou teoria das comportas, proposta por Melzack e Wall5, que provoca analgesia mediante a ativação seletiva das fibras táteis de diâmetro largo (A-beta), sem ativar fibras nociceptivas de menor diâmetro (A-delta e C).

Quais são os tipos de TENS?

A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.

Como o TENS atua na dor?

A TENS atua sobre os mecanoceptores periféricos, sendo o estímulo conduzido pelas fibras Aβ de diâmetro largo, até o conjunto de interneurônios que atua na inibição da retransmissão, na medula, dos estímulos dolorosos conduzidos pelas fibras Aδ e tipo C, ambas de diâmetros estreitos, fechando então a comporta da dor4.

O que é opióides endógenos?

Os opioides endógenos são péptidos (pequenas proteínas). Os fármacos opioides usados em terapia, apesar de não serem proteínas, têm conformações semelhantes, em solução, às dos opioides endógenos, ativando os receptores em substituição a estes.

O que é comporta da dor?

A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.

Como usar o TENS para dor crônica?

Quando o TENS está em baixa frequência (1,4 Hz) com duração constante, é indicado para dores crônicas e profundas. Os tipos de TENS também são analisados conforme o efeito clínico esperado. Assim sendo, para dores com liberação de agentes inflamatórios recomenda-se a duração entre 15 a 30 minutos.

Como atua a teoria das comportas de melzack e Wall?

A teoria de Melzack e Wall, através de sua postulação de uma interação de neurônios pequenos e grandes em um nível relativamente periférico, implica que a dor pode ser inibida a esse nÍvel através do toque. A estimulação das fibras de grande diâmetro (pelo toque) pode, de acordo com essa teoria, fechar o portão.

Qual o melhor TENS?

Melhores TENS Massageadores para Aliviar a Dor via Estímulos Elétricos

  • Massageador Neuroestimulador Tens Control Hv-F013, Omron. …
  • Eletroestimulador Tens Alívio Já, G-Tech. …
  • Massageador Corporal Digital Magro Muscle Relaxe Meridian Terapia Máquina de Cuidados Saudáveis.

Qual é a outra indicação do TENS diferente de analgesia?

As principais indicações do TENS são para o alívio das dores agudas e crônicas. Todavia, alguns especialistas sustentam a teoria de que esse método é mais eficaz para dores intermitentes, sugerindo outras ferramentas para a eliminação de dores agudas.

Como usar o TENS para analgesia?

Como usar TENS corretamente

  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Quantas vezes por dia eu posso usar o TENS na mesma pessoa?

Quantas vezes deve-se usar o TENS? Em média, é possível utilizar o TENS em até 3 sessões diárias com eletrodos de silicone carbonizado.

O que é um agonista opioide?

Os opióides agonistas interferem com a função do sistema respiratório levando a depressão respiratória (dose dependente) e possuem pro- priedades antitussígenas.

Quais são as drogas opioides?

drogas. Os opióides incluem tanto drogas opiáceas naturais, quanto as drogas sintéticas relacionadas, como a meperidina e a metadona. Os opiáceos são substâncias derivadas da papoula. A codeína e a morfina são derivadas do ópio, e a partir destas produz-se a heroína.