Para que serve o ensaio de Proctor normal?
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
O que significa 95 do Proctor normal?
Grau de Compactação O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.
Como é feito o ensaio de Proctor normal?
O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.
Qual a diferença entre ensaio Proctor normal modificado e intermediário?
O ensaio denominado Intermediário difere do modificado só pelo número de golpes por camada que corresponde a 26 golpes por camada, sendo aplicado nas camadas intermediárias do pavimento.
Qual objetivo do ensaio de compactação?
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.
Qual a importância do ensaio Proctor em obras de pavimentação?
O ensaio de compactação de Proctor é o procedimento que deve ser utilizado. … A partir disso, varia-se a umidade, a fim de encontrar o ponto de compactação máxima. Consiste em uma amostra compactada de 1.000 cm³, em três camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete.
Quais os parâmetros do ensaio de Proctor normal?
A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de aproximadamente 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. Observação: normalmente os índices físicos determinados experimentalmente são ρ e w (não S).
O que é a umidade ótima do solo?
Em Mecânica dos Solos a umidade ótima ou humidade óptima é aquela em que o solo atinge a maior massa específica aparente seca máxima, ou seja, se a quantidade de água utilizada na compactação da camada de aterro for maior ou menor que a umidade ótima, o solo não atingirá o seu grau de compactação máxima.
Como é feito o ensaio de compactação do solo?
O objetivo de um ensaio de compactação é encontrar a densidade máxima prática do solo. Para o ensaio, uma amostra é embalada num molde e submetida à pressão para forçar o solo a compactar. O teste é repetido várias vezes, com o nível de umidade do solo a ser ajustado para atingir um intervalo de valores.
O que é Proctor intermediário?
O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra. Proceder a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação.
Qual a importância da execução do ensaio de verificação de compactação em campo?
Descubra a importância da compactação do solo para obras de terra. A compactação do solo é um procedimento que aumenta a densidade do terreno onde será construída uma edificação. A partir disso, é possível garantir mais resistência e estabilidade para todas as etapas posteriores de um canteiro.
Para que serve a compactação do solo?
A compactação de solo tem por objetivo reduzir possíveis variações volumétricas, quer pela ação de cargas, quer pela ação da água; aumentar a resistência e impermeabilizar o solo.
Qual a importância do ensaio de compactação?
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.
Qual a importância dos ensaios de compactação de Proctor e de CBR para os projetos de rodovias?
É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.
Comentários