Qual vértebra apresenta um processo Costiforme?
Vértebra Lombar. Apresenta um processo transverso bem desenvolvido chamado apêndice costiforme.
O que é um processo transverso?
Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos.
Onde fica o processo transverso?
O forame do processo transverso (lat. foramen transversarium) é um forame característico das vértebras cervicais (C1 a C7). Se forma no processo tranverso dessas vértebras e se localiza simetricamente nas laterais.
Para que serve o processo espinhoso?
– Processo espinhoso: situa-se medial e posterior, e tem como função a fixação de músculos e ligamentos. – Processos articulares: presentes tanto na parte inferior como superior, também têm função de articular uma vértebra a outra.
Onde se localiza o processo espinhoso?
Processo espinhoso: na região posterior e abaixo da junção das lâminas, forma-se o processo espinhoso da vértebra, sendo esta palpável na região das costas.
Em qual região podemos encontrar o processo espinhoso atípico?
A sétima vértebra cervical possui os mesmos componentes de uma vértebra típica, porém é considerada atípica porque seu processo espinhoso é proeminente e pode ser facilmente palpável na região posterior do pescoço, quando o indivíduo realiza a flexão da cabeça.
Qual a diferença de processo espinhoso para processo transverso?
O processo espinhoso apresenta-se em posição horizontal, não obtendo nenhuma bifurcação. O forame vertebral possui forma triangular e processos mamilares. O processo transverso, por ser maior, chama-se apêndice costiforme. Essas vértebras não apresentam forames nos processos transversos e nem a fóvea costal.
Qual a estrutura que une o processo espinhoso ao processo transverso?
São saliências que se destinam a articulação das vértebras entre si; 5-Lâminas: são duas lâminas, uma direita e outra esquerda, que ligam o processo espinhoso ao processo transverso.
Onde fica a vértebra T8?
A T8 é associada ao fígado, ao baço e ao diafragma. A T9 é relacionada à glândula supra-renal e ao fígado. As vértebras T10 a T12 organizam as posturas em relação aos fatos e às determinações externas e dirigem a atuação nos momentos de busca de definição.
Para que servem os processos espinhosos e transversos das vértebras?
Os processos transverso e espinhoso servem como importantes locais de fixação muscular. Um processo articular superior se estende ou está voltado para cima, e um processo articular inferior enfrenta ou se projeta para baixo em cada lado de uma vértebra.
Como palpar o processo espinhoso?
Técnica: com o paciente sentado e sua cabeça em posição neutra, o terapeuta deverá posicionar seu dedo indicador sobre o processo espinhoso mais proeminente da coluna cervical (C7), e seu dedo médio da mesma mão, sobre o processo espinhoso da vertebra subjacente.
Quais vértebras tem processo espinhoso?
Vértebras que possuem Processo Espinhoso A partir da vértebra C3 até a vértebra C6 existe Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido, e a partir da vértebra C7 até a L5 o mesmo deixa de ser bifurcado.
O que é a região cervical?
A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica. A coluna cervical tem o formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar.
Quais são as vértebras atípica?
As vértebras cervicais podem ser divididas em típicas (C3-C6) e atípicas (C1, C2 e C7). Dentre as atípicas, a vértebra C2 ou Áxis possui características próprias, destacando por seu processo odontóide, que serve de eixo para o atlas, permitindo movimentos de rotação na articulação atlantooccipital, .
Comentários