Quais as causas da peritonite?
Quais as causas da peritonite? Existem diversas causas da peritonite, geralmente ligadas à presença de bactérias e fungos que chegam ao local de diferentes formas. Pode haver trauma abdominal com perfuração do peritônio, resultando na inflamação.
Quais são os tipos de peritonite?
A primária relaciona-se com a disseminação bacteriana por via hematógena ou diretamente pela cavidade abdominal, sem que haja perfuração de uma víscera oca. Já a secundária, que é muito mais comum está relacionada com infecções intra-abdominais causadas por bactérias e/ou suas toxinas.
O que é peritonite bacteriana secundária?
3,4 A peritonite bacteriana secundária (PBS) consiste na in- fecção do LA consequente a processos intra-abdominais, como perfuração do trato gastrointestinal ou abscesso. 5,6 A incidência da PBE em cirróticos é maior do que a PBS5,7; entretanto, essa forma é mais grave, e de mais mortalidade.
Como é a dor da peritonite?
O principal sintoma de peritonite é dor e sensibilidade abdominal, que costumam piorar à realização de movimentos ou ao pressionar a região, por exemplo.
O que causa inflamação no peritônio?
A inflamação e infecção do peritônio podem acontecer por uma variedade de razões. Na maioria dos casos, a causa é uma ruptura (perfuração) na parede abdominal, mas a doença também pode se desenvolver sem que tenha havido uma ruptura abdominal – embora seja raro. Este tipo de peritonite é chamado peritonite espontânea.
Qual a bactéria que causa peritonite?
Essa infecção pode causar sequelas graves ou morte. As bactérias mais comuns que causam PBE são Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae gram-negativos e Streptococcus pneumoniae gram-positivos; geralmente apenas um único organismo está envolvido.
O que é peritonite aguda?
A peritonite é uma inflamação do peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen e os órgãos que lá se encontram. É causada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas pode ser originada por um processo não infeccioso, como a perfuração do abdômen.
Qual o nome da bactéria que causa peritonite?
Essa infecção pode causar sequelas graves ou morte. As bactérias mais comuns que causam PBE são Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae gram-negativos e Streptococcus pneumoniae gram-positivos; geralmente apenas um único organismo está envolvido.
Como tratar peritonite bacteriana?
Tratamento: cefotaxima 2g IV de 8/8h ou cefuroxima 1500 IV 8/8h por 7 dias. Se hemocultura positiva, manter antibioticoterapia por 14 dias. Ceftriaxone 2g IV /dia pode ser alternativa no caso da falta dos dois primeiros. Amoxicilina-clavulanato 1g IV 8/8h pode ser usado se germe sensível (após culturas).
O que é uma peritonite bacteriana?
Conceito e epidemiologia. Trata-se de infecção do líquido ascítico sem evidência de foco intra-abdominal, sendo uma das principais infecções observadas em paciente com cirrose hepática e ascite, com prevalência estimada em 3 a 10% e mortalidade de cerca de 20% quando diagnosticada e tratada precocemente.
Quais são os sintomas do peritônio?
Principais sinais e sintomas
- Inchaço do abdome;
- Dor abdominal;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Cansaço e mal-estar geral;
- Falta de apetite;
- Dificuldade na digestão dos alimentos;
- Perda de peso sem causa aparente.
Quanto tempo dura a peritonite?
Como a inflamação é uma reação natural do corpo a agressões, a entrada de tais líquidos do peritônio ativa essa resposta do organismo. Geralmente, a peritonite causada por vazamento de fluidos vira uma peritonite infecciosa dentro de 24 a 48 horas.
Quais os sintomas de câncer de peritônio?
Sintomas e sinais do câncer de peritônio
- Desconforto abdominal (indigestão, pressão, inchaço ou cólicas);
- Sensação de saciedade mesmo após uma refeição leve;
- Náusea ou diarreia;
- Constipação;
- Micção frequente;
- Perda de apetite;
- Ganho ou perda de peso inexplicável;
- Sangramento vaginal;
O que pode causar infecção generalizada?
Apesar da origem mais habitual ser a bacteriana, esse quadro também pode ser originado por fungos, vírus ou até mesmo parasitas. Os focos de infecção primária mais comuns são os pulmões, as vias urinárias (rim, ureter, bexiga e uretra) e o peritônio.
Comentários