O que é pedrinhas nas fezes?

Tem como a pedra da vesícula sai nas fezes?

A maioria das pessoas com pedras na vesícula não apresenta sintomas. As pedrinhas ficam lá dentro da vesícula, quietinhas, sem causar nenhum problema. Às vezes, são tão pequenas que saem junto da bile e acabam sendo eliminadas nas fezes, sem que o paciente tome ciência do fato.

O que provoca colelitíase?

Essas situações podem acontecer como consequência da obesidade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e diabetes, além de também poder acontecer devido à cirrose ou uso de algumas medicações, como as pílulas anticoncepcionais.

O que significa sinais de colelitíase?

Colelitíase é uma condição em que se formam cálculos biliares (pedras biliares) na vesícula biliar, no fígado ou no canal biliar. A vesícula biliar armazena a bile, um líquido produzido pelo fígado para digerir alimentos gordurosos. Depois de comer, a vesícula biliar injeta a bile pelo canal biliar até o intestino.

Quem tem pedra na vesícula solta o intestino?

Dor após as refeições. Algumas pedras podem ir parar no intestino e outras ficam retidas nos ductos biliares ou voltam para a vesícula. Gases, abdômen inchado, azia e má digestão indicam que há algo errado no processo de digestão.

Como são eliminadas as pedras na vesícula?

Quando a pedra é pequena, pode ser eliminada pela urina; caso contrário, o paciente precisa se submeter a procedimentos médicos como cirurgia ou choque de ondas eletromagnéticas para que as pedras sejam quebradas e eliminadas.

O que acontece se a pedra na vesícula descer?

Dificilmente ele sairá da Vesícula biliar através do ducto cístico e colédoco até causar uma obstrução no pâncreas. Entretanto ele ocasionará outros problemas como processos inflamatórios na vesícula, risco aumentado de câncer local, obstruções com perfurações com o estômago ou intestino.

O que causa a inflamação da vesícula?

Na grande maioria dos casos, a colecistite é provocada pela obstrução do canal que sai da vesícula biliar (ducto cístico) por cálculos biliares (ou litíase). Esta obstrução provoca uma acumulação de bílis, que causa a inflamação na vesícula.

O que não pode comer quando está com pedra na vesícula?

O que não comer: frituras em geral, salsichas, linguiças, carnes vermelhas, margarina, leite integral, queijos amarelos como cheddar e mussarela, creme de leite, pizza, produtos industrializados como bolacha recheada, salgadinhos de pacote e comida congelada.

Quais as complicações da colelitíase?

A colelitíase pode levar a complicações, principalmente devido à passagem dos cálculos pelo ducto biliar comum, podendo causar, por exemplo, obstrução do colédoco, pancreatite ou colangite.

Quando operar colelitíase?

O paciente com colelitíase assintomática, mas que apresenta qualquer risco de neoplasia, é um candidato para a realização da cirurgia. Isso acontece, por exemplo, quando há lesões na parede da vesícula, pólipos ou vesícula em porcelana.

É normal quem tem pedra na vesícula ter diarreia?

Diarréia, náuseas e vômito, dor do tipo cólica são sintomas comuns na colelitiase (pedra na vesícula). A melhor forma de diagnóstico é a realização de USG de abdome após anamnese e exame físico completo. Geralmente o tratamento é realizado pela remoção da vesícula por videolaparoscopia. Não deixe de procurar um médico.

Quem tem pedra na vesícula causa diarreia?

A diarreia acontece nos casos de pedra na vesícula porque a bile, que é usada para fazer a digestão da gordura, não consegue sair da vesícula e chegar no intestino, fazendo com que exista um excesso de gordura na fezes que, além de as deixar mais moles, também aumenta a intensidade dos movimentos intestinais.

Como saber se a vesícula estourou?

Sintomas de vesícula inflamada

  1. Dor aguda no lado direito do abdome.
  2. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  3. Sensação de náuseas.
  4. Vômitos frequentes.
  5. Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  6. Emagrecimento.

Quando a pedra sai da vesícula?

O resultado é uma dor tipo cólica. Se a pedra permanece na saída vesícula por um período prolongado ocorre uma segunda complicação chamada colecistite aguda. É uma inflamação da vesícula biliar com dor intensa, constante geralmente acompanhada de febre.