Qual a finalidade do teste de tetrazólio?
Resumo: O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. Nesse teste as sementes são embebidas em uma solução incolor de 2,3,5 trifenil cloreto ou brometo de tetrazólio, indicadora do processo de respiração.
Qual o princípio do teste de tetrazólio?
O teste de tetrazólio baseia-se na análise da condição de cada semente individualmente. Cada semente é classificada como viável ou não viável e os tipos de danos são anotados.
Quais os principais danos avaliados pelo teste de tetrazólio?
O teste de tetrazólio, por estar fundamentado na caracterização dos tecidos vivos da semente e por permitir a identificação dos principais agentes cau- sadores da redução da sua qualidade fisiológica, como os danos mecânicos (imediatos e latentes), os danos por percevejo e os danos por umidade, se apresenta como uma …
Como interpretar teste de tetrazólio?
A interpretação do teste de tetrazólio, sob estéreo microscópio exige que as sementes sejam avaliadas individualmente, e a tomada de decisão deve ser efetuada no momento da leitura. Na literatura não há indicação sobre o armazenamento de sementes de forrageiras, logo após o desenvolvimento da coloração.
Qual o princípio do teste de tetrazólio e como ele se relaciona com o vigor?
O teste de tetrazólio é um método bioquímico rápido, que fornece a viabilidade e o vigor das sementes, através da alteração da coloração dos tecidos vivos na presença da solução cloreto 2,3,5 trifeniltetrazólio, essa modificação na coloração reflete a atividade de enzimas especificas, que estão relacionados com a …
Como é feito o teste do tetrazólio e como é feita a avaliação das sementes?
O teste de tetrazólio pode ser utilizado para avaliar a viabilidade e o vigor de sementes de abobrinha. As sementes devem ser imersas em água, a 40ºC por 30 minutos, para remoção do tegumento e por mais 30 minutos para a retirada da membrana interna.
Por que o teste do TTC cloreto de trifenil tetrazólio pode ser usado para indicar a vitalidade de sementes?
Com todas as limitações do teste de germinação, na década de 40 o teste de tetrazólio surgiu como alternativa, devido a sua rapidez e eficiência na determinação do vigor e da viabilidade, indicando causas negativas que afetam as sementes, como: deterioração por umidade, danos mecânicos e problemas com percevejos ( …
O que é o teste de vigor?
Os testes de vigor permitem identificar os lotes com maior ou menor probabilidade de apresentar melhor desempenho no campo ou durante o armazenamento.
Como fazer teste de vigor de sementes de soja?
Teste de tetrazólio (soja): As sementes devem ser embaladas em papel de germinação umedecido com quantidade de água equivalente a 2,5 vezes o seu peso seco e mantidas em câmara tipo BOD (TE-371/240L) por 16 horas, a 25 ºC.
Qual a importância do teste tetrazólio na tecnologia de sementes?
O teste de tetrazólio é um dos métodos mais utilizados no Brasil nos programas de controle de qualidade de soja, devido à rapidez e à eficiência na determinação da viabilidade, vigor e identificação dos danos que são responsáveis pela redução da qualidade das sementes.
Para que serve o teste de envelhecimento acelerado?
O teste de envelhecimento acelerado avalia o grau de tolerância das sementes à elevada umidade relativa e temperatura (41 a 45°C), estabelecendo que as amostras de sementes de maior vigor apresentam germinação superior, após esse procedimento.
Quais são os testes de vigor?
Dentre os testes de vigor existentes, o de envelhecimento acelerado é um dos mais difundidos (soja, sorgo, feijão, milho, trigo, algodoeiro) devido à sua precisão e sensibilidade em detectar diferenças de qualidade entre lotes de sementes com germinação semelhante.
Como avaliar o vigor?
O teste de condutividade elétrica, lixiviação de potássio, teste de germinação a baixa temperatura e envelhecimento acelerado são eficientes na avaliação do vigor e diferenciação de lotes de sementes de algodão.
Como determinar o vigor de sementes?
al, (2009), os testes mais utilizados para a avaliação do vigor de sementes a nível de laboratório são os testes de velocidade de germinação, o qual pode ser realizado em conjunto com o teste de germinação ao realizar a primeira contagem de plântulas germinadas; o comprimento de plântula, onde avalia-se o comprimento …
Comentários