O que é o sistema porta hepático?

Qual é a função do sistema porta hepático?

A função é absorver todo o sangue do trato digestivo, baço, pâncreas e vesícula biliar, e transportá-lo para o fígado. Ou seja, o sangue que flui é preenchido com as substancias recentemente ingeridas. Embora seja um sistema formado por múltiplas veias tributárias, esse sistema porta oferece oxigênio para o fígado.

O que é o sistema porta?

Um sistema porta ou sistema venoso portal ocorre quando um leito capilar drena e passa a outro leito capilar sem passar pelo coração. Tanto os leitos capilares quanto os vasos sanguíneos que se conectam a eles são considerados parte do sistema venoso portal.

Como é formado o sistema porta Hepatico?

A veia porta hepática é formada pela fusão da veia esplênica e da veia mesentérica superior. As veias que contribuem para a veia esplênica incluem a veia mesentérica inferior e seus ramos, as veias pancreáticas, a veia gastroepiplóica esquerda e as veias gástricas curtas.

O que é a circulação porta hepática?

A circulação porta hepática é a circulação estabelecida entre o estômago, baço, Intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), pâncreas e intestino grosso com o fígado. Os vasos sanguíneos que drenam esses órgãos se fundem formando uma veia única denominada veia porta hepática, que acessa o fígado.

Como está formado o sistema porta?

O sistema portal é constituído por uma rede de veias que drenam sangue de grande parte do sistema digestivo para o fígado. Segundo a clássica descrição, a veia porta é formada pela união das veias mesentérica superior e esplênica. A veia mesentérica inferior desemboca na veia esplênica.

Qual a célula responsável pela defesa no fígado?

Células de Kupffer são células que recobrem, junto com o as células endoteliais típicas, as placas hepatocelulares. São capazes de fagocitar substâncias estranhas presentes no sangue dos seios hepáticos, sangue esse que chega até os sinusóides pela veia porta.

O que é o sistema porta renal?

O sangue que entra em um rim passa pelos capilares glomerulares e posteriormente pelos capilares tubulares. … Como vimos no sistema renal os rins utilizam esse mecanismo para ajustar a quantidade de água e eletrólitos no sangue através de controle nervoso e endócrino.

Qual a função do sistema porta em mamíferos?

porta é responsável por drenar o baço, os órgãos digestivos , a parte caudal do esôfago, e parte do reto. Ela se forma variavelmente por três tributárias principais, a v. esplênica, v. mesentérica caudal e mesentérica cranial.

Quais estruturas formam a tríade portal?

Entre os lóbulos há tríades portais. Cada tríade consiste de ramos de um ducto biliar, veia porta e artéria hepática.

Onde se origina a veia porta?

A veia porta (seta reta), formada pela união das veias esplênica (asterisco preto) e mesentérica superior (asterisco branco), recebe diretamente as veias gástricas direita e esquerda (cabeças de setas). A veia mesentérica inferior (seta curva) drena diretamente para a veia esplênica.

O que significa veias porta e hepáticas Pérvias?

A veia porta é a principal veia que entra no fígado trazendo o sangue dos intestinos, do baço e do pâncreas. Se o exame diz que ela está pérvia significa que está aberta ao fluxo de sangue, sem trombos ou obstruções.

O que causa trombose na veia do fígado?

Geralmente está relacionada a fatores locais (trauma abdominal, pileflebite, compressão venosa tumoral e esplenectomia) ou a um estado de hipercoagulabilidade, como trombofilias, gravidez, uso de estrógeno, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes com vasculite e algumas doenças hematológicas.

Quais são as células do fígado?

O fígado é composto principalmente de células denominadas hepatócitos. Também é constituído por outros tipos de células, incluindo as que revestem seus vasos sanguíneos e dos ductos biliares. … O fígado tem mais de 500 funções e várias muito importantes, entre elas: Metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios.

Que tipo de célula o fígado Fagocita?

Células de Kupffer são células que recobrem, junto com o as células endoteliais típicas, as placas hepatocelulares. São capazes de fagocitar substâncias estranhas presentes no sangue dos seios hepáticos, sangue esse que chega até os sinusóides pela veia porta.