O que caracteriza a Síndrome de Down?
A síndrome de Down é causada por um excesso de material cromossômico. Indivíduos acometidos por essa condição possuem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.
O que significa o nome Síndrome de Down?
A síndrome de Down (SD) foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome.
Por que a Síndrome de Down não é uma doença?
1) Síndrome de Down não é doença A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença.
Quais são os tipos de Síndrome de Down?
O que é a Síndrome de Down
- Trissomia Livre – Tipo mais comum da síndrome de down, a trissomia livre atinge 92% dos casos das crianças portadoras da alteração. …
- Mosaicismo – Já um tipo mais raro da síndrome, atinge cerca de 2 a 4% das crianças.
Quais os fatores de risco da síndrome de Down?
Três são os fatores que podem representar maior chance de uma gestante ter um bebê com Síndrome de Down: idade avançada (mais de 35 anos), fertilização in vitro e o chamado mosaico genético.
Quais as principais dificuldades de uma pessoa com síndrome de Down?
Crianças com síndrome de Down podem ter várias dificuldades táteis que podem afetar o desenvolvimento da fala e fala propriamente dita. São dificuldades que têm a ver com a consciência sensorial, a hipossensibilidade ao toque, a hipersensibilidade ao toque ou a combinação desses problemas.
Qual a origem da síndrome de Down?
A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita como tal há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria.
Porque as pessoas que têm síndrome de Down tem a mesma cara?
As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.
Porque as pessoas que têm síndrome de Down são iguais?
As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.
Quem tem síndrome de Down é deficiente?
Por ser considerada uma deficiência, a pessoa com Síndrome de Down apresenta determinados direitos específicos resguardados pela legislação brasileira. Em Janeiro de 2016, entrou em vigor no Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei 13.146/15.
Quais são os três subtipos de síndrome de Down?
→ Causa da síndrome de Down Há três tipos diferentes da trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.
Quais são os graus de síndrome de Down?
Não existem graus de Síndrome de Down, o que existe é uma leitura desse padrão genético por cada indivíduo, como ocorre com todos nós.
O que fazer para evitar ter um filho com síndrome de Down?
Para evitar uma gravidez de risco, então, o médico sugere a ingestão suplementar de ácido fólico que, por ser solúvel na água, não se deposita no organismo e não apresenta efeitos colaterais: “Alguns laboratórios já realizam exames para detectar as alterações genéticas da enzima, que também estão relacionadas a …
Que tipos de dificuldades de adaptação social a pessoa com síndrome de Down pode apresentar?
2.6 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIAL Os indivíduos com síndrome de Down apresentam alterações severa ou leve aquisição de conceitos de tempo, espaço que suas limitações muitas vezes são decorrentes do comprometimento da memória auditiva, da linguagem e do psicomotor.
Comentários