O que é o Psicodrama de Moreno?

Para que serve o que é Psicodrama?

O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.

Quais são as principais características do Psicodrama de Moreno?

Para Moreno, o Psicodrama foi definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Drama significa ação ou realização. Assim, esta metodologia possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos, ampliando a espontaneidade e a criatividade.

Qual a teoria do Psicodrama?

O psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se …

Porque Jacob Moreno defendia que o Psicodrama superou a psicanálise?

Jacob Levy Moreno (1889-1974) O nascimento do psicodrama se dá em reação à psicanálise, que o incomodava quanto ao isolamento do paciente, assim como em relação às exigências de cura. Relutou entre seguir a carreira médica e direcionar-se ao teatro, sua outra paixão, que o levou a criar o “teatro da espontaneidade”.

Quais são as três técnicas trabalhadas no Psicodrama?

Fases do Psicodrama.

  • Aquecimento;
  • Dramatização;
  • Comentários;

6 de nov. de 2014

O que caracteriza a corrente teórica criada por Moreno?

A teoria moreniana não tem nem adota uma psicopatologia no sentido de uma classificação de neuroses, psicoses ou uma outra tipologia de problemas. Neste sentido, não estabelece um diagnóstico do cliente. Contudo, o psicodrama, como tantas outras correntes, com o tempo vai sofrendo influências e transformações.

Quais são os 5 instrumentos que constituem o contexto do Psicodrama contexto dramático de Moreno?

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público.

Qual é a técnica do Psicodrama?

  • Inversão de papéis: Trocar com o ego. Olhar o outro a partir da representação do outro. …
  • Solilóquio (dialogo consigo mesmo). Pensar alto. …
  • Interpolação de Resistência. …
  • Confronta o eu com as evidências. …
  • Exprime emoções pelo ego e permite compreender a sua complexidade.
  • Representação Simbólica. …
  • Estátua.

8 de nov. de 2014

Quais são os princípios básicos do Psicodrama para Moreno?

Princípios básicos do Psicodrama Orienta-se pela emoção e pela co-criação, fazendo ressurgir situações, sensações e sentimentos que ajudam na reconstrução da personalidade. Além de espontaneidade, criatividade e empatia, utiliza os conceitos de Tele, Co-inconsciente, Teoria dos Papeis e Matriz de Identidade.

Qual a definição de papel defendida por JL Moreno?

Moreno (1946) diz que o papel é uma fusão entre elementos privados e coletivos. Elementos privados da pessoa que diferenciam os denominadores integrais da coletividade e produzem uma singularidade no papel.

Quais são as três matrizes de identidade do Psicodrama?

O bebê necessita de um duplo – ego-auxiliar – para sobreviver. Por esse motivo, é denominada fase do duplo. A segunda etapa caracteriza-se pelo fato de a criança concentrar a atenção no outro e estranhar parte dele. A terceira seria a fase do espelho, que separa o outro da continuidade da experiência.

Quais são as etapas do Psicodrama?

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.

Quais os tipos de Psicodrama?

Quais são os tipos de Psicodrama? Existem dois tipos: o Psicodrama Clínico e o Sócio-Educacional. O Psicodrama Clínico trabalha com o papel privado dos indivíduos, ou seja, com a própria pessoa. É geralmente realizado — mas não limitado a isso — em um consultório, e pode ser individual ou em grupo.

Quais são os instrumentos do Psicodrama?

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público. Cenário é o espaço onde ocorre a ação dramática, este é multidimensional e móvel.