Qual a finalidade do protocolo IEEE 802.1 Q?
O padrão IEEE 802.1q traz a necessidade de introduzir campos de identificação nos quadros Ethernet. Essa informação extra será utilizada no roteamento dos quadros, e serão usados pelas pontes ou switches para encaminhar ou filtrar o tráfego recebido.
O que é o protocolo IEEE 802?
A arquitetura IEEE 802 define um conjunto de normas e tecnologias para redes no escopo das camadas física (PHY) e de enlace. A camada de enlace é dividida em duas subcamadas: LLC (Logical Link Control): o equivalente a um protocolo de enlace de fato, porém nem todo padrão IEEE 802 o utiliza.
O que é uma porta TRUNK?
Trunk Port: É uma porta que carrega o tráfego de múltiplas VLANs e pertence por default a todas as VLANs da database (tabela com as VLANs e informações referentes a elas) do switch.
O que é VLAN Tagged e Untagged?
TRUNK (ou tagged): cada quadro transmitido ou recebido por essa porta deve conter o número da VLAN a que pertence. Esse modo é usado normalmente em portas que interligam switches. ACCESS (ou untagged): quadros que entram e saem pela porta não possuem informação sobre a VLAN a que pertencem.
Qual campo no cabeçalho do IEEE 802.1Q identifica uma VLAN?
A técnica QoS desenvolvido pelo grupo de trabalho, também conhecido como classe de serviço (COS), é um campo de 3 bits chamado Priority Code Point (PCP) dentro de um cabeçalho do quadro Ethernet ao usar VLAN frames rotulados como definido pelo IEEE 802.1Q.
Que padrão suporta VLANs em uma rede Ethernet?
VLAN é embasada em roteamento IP. … Para que uma rede local possa ter 200 VLANs, ela deve utilizar a extensão do padrão IEEE 802.1Q conhecida por IEEE 802.1Qx, que permite até 1.000 VLANs em uma mesma rede local.
O que é IEEE e para que serve?
IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da …
Quais os padrões IEEE propostos da solução WLAN?
WLAN: Termo utilizado para definir qualquer um dos seguintes padrões definidos pelo IEEE: IEEE 802.11: – Velocidade limitada a 2 Mbps em 2.4GHz. – Velocidade limitadaa 11 Mbps em 2.4GHz.
Qual a função da porta do tipo trunk em switches de rede?
A porta Trunk é utilizada para o encaminhamento e recebimento de tráfego Ethernet tagueado com o ID da VLAN mas com a exceção de permitir apenas uma VLAN não tagueada, dita explicitamente na configuração. Por padrão o tráfego não tagueado de uma porta trunk é direcionado para a VLAN 1 (mas isso pode ser modificado).
Qual a finalidade do comando Switchport Mode trunk?
Use os comandos no switchport trunk allowed vlan e no switchport trunk nativos vlan para remover as VLANs permitidas e redefinir a VLAN nativa do tronco. Quando é redefinido para o estado padrão, o tronco permite todas as VLANs e usa a VLAN 1 como a VLAN nativa.
Para que serve uma VLAN?
Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN (Virtual Local Area Network), é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.
O que é roteamento de VLAN?
As VLans, nada mais são do que redes locais (Lan) virtuais. Ou seja, são redes lógicas configuradas em um mesmo ativo de rede (roteadores e switches, por exemplo). Com ela é possível dividir nossa rede em quantas partes precisarmos para o projeto.
Qual é o protocolo proprietário da Cisco para a marcação de VLAN?
O DTP (Dynamic Trunking Protocol) é um protocolo de rede proprietário desenvolvido pela Cisco Systems que têm como finalidade estabelecer a negociação entre VLANS Trunk, vlans interligadas através de switches.
Qual o padrão aberto que especifica um tag para a marcação de VLANs em um quadro Ethernet?
802.1Q é o padrão IEEE para marcar quadros em um tronco e suporta até 4.096 VLANs.
Comentários