Qual é a função do pecíolo na folha?
Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação; Bainha: Encontrada geralmente nas monocotiledôneas. É uma expansão da folha que se liga ao caule podendo até recobrir o pecíolo. Estípulas: Projeções do pecíolo presente apenas em alguns vegetais.
O que é pecíolo alado?
Pecíolo alado Pecíolo que possui projeções laterais semelhantes a asas.
Qual é a diferença entre um pecíolo é um Peciólulo?
As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos. Cada folíolo pode ter ainda um pequeno pecíolo, que, nesse caso, é chamado de peciólulo.
Qual a classificação quanto a presença do pecíolo?
Quanto à posição do pecíolo: Tem mais depois da publicidade 😉 Peciolada: presença de pecíolo; Peltada: o pecíolo encontra-se preso ao meio da lâmina foliar; Séssil: ausência de pecíolo e a lâmina prende-se diretamente ao caule.
Qual a função de cada parte da folha composta?
As Partes das Folhas Pecíolo – é a parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha – é a parte inferior da folha. Ela protege a estípula.
Para que serve o caule?
Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
O que são folhas sésseis de um exemplo?
Séssil: quando o pecíolo está ausente e a lâmina foliar prende-se diretamente ao caule. Exemplo: coração-roxo (Tradescantia pallida – Commelinaceae).
Qual a diferença do pé de laranja para o pé de limão?
A espécie Citrus limon é uma árvore que se diferencia da laranjeira por apresentar folhas com pecíolo rara ou estreitamente alado. As flores são brancas na parte interna das pétalas e vermelho-violáceo na parte exterior.
O que significa a palavra Heterofilia?
Heterofilia é uma nomenclatura foliar que determina o polimorfismo, presença de folhas com diferentes formatos no mesmo indivíduo como, por exemplo, o eucalipto. … Sagitária (Sagittaria sp.), com três tipos distintos de folhas, submersas, flutuantes e aéreas.
Qual a função das estípulas?
Na família Apiaceae sua provável função é dar proteção às gemas axilares. As estípulas são estruturas laminares, geralmente em número de dois, presentes na base das folhas, e variam muito em forma e tamanho, podendo ser livres ou não. … Este tipo de estípula caracteriza as espécies da família Rubiaceae.
Qual a classificação das flores?
Em relação ao número de peças florais (sépalas, pétalas, estames e carpelos) presentes em cada verticilo: Trímeras: apresentam as peças em número de três ou seus múltiplos; Tetrâmeras: apresentam as peças em número de quatro ou seus múltiplos; Pentâmeras: apresentam as peças em número de cinco ou seus múltiplos.
Como as folhas são classificadas?
As folhas também podem ser classificadas como folhas simples e folhas compostas. Nas folhas simples o limbo não é dividido, enquanto nas folhas compostas o limbo é dividido em pequenos folíolos.
Qual é a função do caule?
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.
Qual é a função da raiz?
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.
Comentários