Qual o metabólito considerado hepatotóxico?
O metabólito responsável pelos efeitos tóxicos é N-acetil-p-benzoquinonaimina (NAPQI), que após depleção dos níveis de glutationa (GSH), liga-se covalentemente a macromoléculas causando lesão nos hepatócitos.
Qual o metabólito do paracetamol?
Ajuda a prevenir a hepatoxicidade desativando o metabólito tóxico NAPQI do acetaminofen (N-acetil-p-benzoquinona imina) antes de que cause dano às células hepáticas. No entanto, ela não reverte o dano já causado às células hepáticas.
Qual classe pertence o paracetamol?
– Classe terapêutica: Analgésicos. “Medicamento Genérico – Lei nº 9.787/99”.
O que é biotransformação na Farmacocinetica?
Conceitua-se biotransformação como toda alteração química que os fármacos sofrem no organismo, o que geralmente ocorre por processos enzimáticos.
Tem potencial hepatotoxicidade?
A hepatotoxicidade é um processo de toxicidade, diretamente no órgão hepático, o fígado. Quando afetado em grande intensidade o fígado perde as suas funções evoluindo-se para outros problemas. É necessário a identificação precoce dos efeitos tóxicos, a fim de se minimizar as alterações provocadas no órgão hepático.
O que é hepatotóxico?
É um dano ao fígado causado por substâncias químicas.
Qual é a forma molecular do paracetamol?
C8H9NO2Paracetamol / Fórmula
Qual a massa molecular do paracetamol?
151,163 g/molParacetamol / Massa molar
Qual é a estrutura química do paracetamol?
C8H9NO2Paracetamol / Fórmula
Qual a forma farmacêutica do paracetamol?
– paracetamol comprimidos revestidos 750 mg 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia.
O que é a biotransformação e qual é a sua principal função?
Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.
Qual é o objetivo da biotransformação?
O principal objetivo da biotransformação é tornar os compostos suficientemente ionizáveis para viabilizar sua excreção, e iniciar a eliminação de um composto estranho ao organismo (BIDLACK; BROWN; MOHAN, 1986).
O que causa hepatotoxicidade?
A hepatotoxicidade (de toxicidade hepática) é um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas Pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, mas também pode ser causado por produtos químicos usados em laboratórios ou indústria, e substâncias químicas naturais, como as microcistinas.
Por que o paracetamol é Hepatotoxico?
O paracetamol desenvolve lesão hepática através de seu metabólito intermediário, resultante da biotransformação hepática. Normalmente, este metabólito reage com o grupamento sulfidril da glutationa e é excretado como mercapturato.
Comentários