Qual o significado de kintsugi?
Kintsugi (金 kin = ouro | 継ぎ tsugi = emenda), significa literalmente “emendar com ouro” e é uma técnica de restauração de cerâmicas e porcelanas que utiliza laca ou cola misturadas com pó de ouro, prata ou platina.
Como fazer kintsugi?
Em geral, para fazer Kintsukuroi, o verniz de resina deve ser combinado com pó de ouro. Também pode ser feito com prata ou pó de platina. Este trabalho modifica o estado físico da peça. As áreas partidas são preenchidas em excesso com a pasta de resina, que actua como um selante.
Quando os japoneses consertam objetos quebrados?
O ‘kintsugi’, uma técnica centenária do Japão que consiste em reparar as peças de cerâmica quebradas, transformou-se numa filosofia de vida. Diante de erros e adversidades, é preciso saber se recuperar e superar as cicatrizes.
Quais são os materiais usados na técnica kintsugi para colar os cacos dos objetos?
O kintsugi – ou kintsukuroi – é uma técnica japonesa de reparação de cerâmicas que colmata as falhas de uma peça cobrindo-as de resina misturada com pó de ouro, prata ou platina.
Como consertar peça de cerâmica quebrada?
Aplique uma fina camada de cola nos dois lados da cerâmica quebrada. Pressione precisamente as peças juntas no lugar, ajustando-as rapidamente caso seja necessário. Segure as peças juntas para permitir a colagem. Prenda as peças, se preciso for, até finalizar o tempo de secagem.
O que usar para colar cerâmica?
Como usar adesivo de cerâmica Aplique uma fina camada de cola nos dois lados da cerâmica quebrada. Pressione precisamente as peças juntas no lugar, ajustando-as rapidamente caso seja necessário. Segure as peças juntas para permitir a colagem. Prenda as peças, se preciso for, até finalizar o tempo de secagem.
Como colar louça branca?
O ideal para colar porcelana é usar uma resina epóxi ou o Super Bonder. Passe um fio fino sobre as superfícies quebradas. Encoste as partes da porcelana a serem coladas e pressione-as com cuidado uma contra a outra durante pelo menos 30 segundos.
Como consertar cerâmica com ouro?
O kintsugi ou kintsukuroi é a arte japonesa de reparar com ouro objetos em cerâmica quebrados. Desta forma, o que está quebrado não é jogado fora e acaba adquirindo um grande valor. Normalmente se utiliza nesta técnica misturas feitas com pó de ouro ou prata, mas também com bronze, latão ou cobre.
Como tapar buracos em cerâmica?
Se o piso ou azulejo forem brancos, por exemplo, a maneira mais comum é passar massa corrida com uma espátula sobre os buracos e depois lixar. Também pode optar por rejunte na cor do azulejo. Ainda existem adesivos tapa furos autocolantes que podem ser encontrados à venda na internet por menos de R$4.
Qual a melhor cola para cerâmica?
epóxi
Caso sua peça de cerâmica ou porcelana necessite reparos como alinhamento de superfícies ou de preenchimento de buracos e rachaduras, a melhor cola é a do tipo epóxi. As colas epóxi consistem de duas partes: uma resina e um endurecedor que, quando misturados, produzem uma cola firme e durável.
Qual argamassa para cerâmica?
Argamassa AC I: indicada para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis, como cozinha, área de serviço e banheiro, pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços; Argamassa AC II: é mais resistente à exposição climática.
Qual tipo de cola cola louca?
epóxi
Caso sua peça de cerâmica ou porcelana necessite reparos como alinhamento de superfícies ou de preenchimento de buracos e rachaduras, a melhor cola é a do tipo epóxi. As colas epóxi consistem de duas partes: uma resina e um endurecedor que, quando misturados, produzem uma cola firme e durável.
Qual cola usar para colar pratos?
O ideal para colar porcelana é usar uma resina epóxi ou o Super Bonder.
Qual a cola que cola cerâmica?
Loctite Super Bonder
A melhor cola para reparos em cerâmica Para itens de cerâmica que serão expostos a diferentes temperaturas, use Loctite Super Bonder Original. Essa cola pode ser utilizada em cerâmica, uma das vantagens é ser resistente a umidade, o que permite posteriormente que a peça possa ser utilizada na lava-louça, por exemplo.
Comentários