O que diz o Inferno de Dante?
De acordo com a descrição de Dante, o inferno consiste em nove círculos concêntricos que se afunilam conforme ficam mais profundos, até chegarem ao centro da Terra. Para qual deles você é enviado depende do pecado cometido, com círculos destinados aos glutões, hereges e fraudadores.
Quem foi Dante na Bíblia?
Dante Alighieri (século XIII) foi contemporâneo de são Tomás de Aquino, o maior filósofo e teólogo cristão de todos os tempos. São Tomás estava muito preocupado com a polêmica questão da divindade de Jesus, decretada pelo Concílio Ecumênico de Niceia (325).
Porque Inferno de Dante?
A obra de Dante trouxe a definição de inferno para o mundo ocidental pois seu próprio autor teve de atravessar, em sonho, os três além-túmulos. O inferno, o purgatório e o paraíso que compõe as três partes de seu poema.
Quantos são os infernos de Dante?
Conheça os nove círculos descritos no Inferno de Dante e saiba para qual deles você vai. No clássico da literatura A Divina Comédia, o italiano Dante Alighieri descreveu os nove andares do inferno, descendo de Jerusalém até o cafofo do demo.
O que aconteceu quando Jesus desceu ao inferno?
Na expressão «Jesus desceu à mansão dos mortos», o Símbolo confessa que Jesus morreu realmente, e que, por ter morrido por nós, venceu a morte e o Diabo «que tem o poder da morte» (Hebreus 2:14).
Onde está escrito na Bíblia sobre o inferno?
Examinando 1 Coríntios 3: 15, os versículos em torno e outros textos da Bíblia, conclui-se que o inferno não é um lugar, que ele e seu fogo são figurados e que ele é mesmo temporário.
O que Dante Alighieri fez de importante?
Dante Alighieri (1265-1321) foi o maior poeta italiano da literatura medieval. Autor do poema épico “A Divina Comédia” onde relata sua viagem imaginária ao inferno, purgatório e paraíso, encontrando mortos ilustres do passado ou de sua época, discutindo fé e razão, religião e ciência, amor e paixões.
Qual é o significado do nome Dante?
Significado: Vem do italiano, contração de Durante, ou seja, durável, duradouro, permanente. Personalidade: Dante Alighieri (1265-1321), escritor italiano, autor de A Divina Comédia.
Qual é a origem da palavra inferno?
Etimologia. A origem do termo inferno é latino: infernum, que significa “as profundezas” ou o “mundo inferior”. Origina-se da palavra latina pré-cristã inferus “lugares baixos”, infernus.
O que são os 9 círculos?
Cada um dos 9 círculos no inferno representa um pecado diferente, cada um com seu próprio grau de transgressão. Assim, a punição, que é relevante para cada pecado, é infligida no círculo correspondente.
O que são os nove círculos do inferno?
Baseado na ideia medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos, a estrutura completa do Inferno é formada por nove círculos, três vales, dez fossos e quatro esferas. Cada local é dedicado à danação eterna de algum pecado diferente.
O que aconteceu no momento em que Jesus morreu na cruz?
Segundo o Evangelho, após a morte de Jesus na cruz, seu corpo foi levado para um túmulo, no que hoje é a Cidade Velha de Jerusalém. E por quase 300 anos não houve menção na narrativa cristã sobre o destino da cruz.
O que a Bíblia diz sobre o inferno?
Na Bíblia o termo está estritamente relacionado a abismo e sepultura. “De acordo com o pensamento dos israelitas antigos, um abismo escuro e silencioso situado nas profundezas da terra, para onde todas as pessoas iam depois de morrer.”
Quantas vezes a palavra inferno está escrito na Bíblia?
A palavra amor aparece escrita na Bíblia 308 vezes, enquanto ódio surge em 87 ocasiões. Vida repete-se 451 vezes e morte 371. Céu é referido em 582 momentos, Inferno em 54.
Comentários