O que é o fundamentalismo religioso?

Qual o significado do termo fundamentalismo religioso?

O fundamentalismo religioso tem como implicação a prática política, social, religiosa, ideológica e cultural que defende uma visão radical e absoluta de determinados princípios e a sua observância em todos os aspetos da sociedade, rejeitando quaisquer princípios de modernidade, tais como a tolerância, o pluralismo e a …

O que é fundamentalismo religioso Cite um exemplo?

Os fundamentalistas são os mais conservadores e literais seguidores de uma religião. Existem várias correntes fundamentalistas religiosas entre os adeptos do judaísmo, cristianismo e islamismo, entre outras.

O que é fundamentalismo no movimento religioso brasileiro?

Fundamentalismo é então um movimento pelo qual os partidários tentam salvar identidade religiosa da absorção pela cultura ocidental moderna, na qual a absorção tem proporção de um processo irreversível na comunidade religiosa mais ampla, necessitando da afirmação de uma identidade separada baseada nos princípios …

Quais são as consequências do fundamentalismo religioso para o mundo?

As campanhas de reconquista, desencadeadas pelos fundamentalistas, mostraram que a religião estava longe de ser uma força falida. Grupos religiosos reacionários fizeram a religião sair do ocultamento e mostraram que ela tinha uma imensa força para atrair grande parte da sociedade moderna e influir no mundo da política.

O que é o secularismo?

O Secularismo é definido pelo dicionário da língua portuguesa como “sm (secular+ismo) 1 Regime secular ou laical. 2 Espírito ou tendência secular. 3 Sistema ético que rejeita toda forma de fé e devoção religiosas e aceita como diretrizes apenas os fatos e influências derivados da vida presente; laicismo.

O que representa pluralismo religioso?

Pluralismo religioso representa a liberdade religiosa dos homens e a valorização de todas as manifestações religiosas. Assim, configura nosso tempo, marcado pela diversidade religiosa manifestando a multiplicidade de ideias e pensamentos entre os seres humanos em diversas culturas.

O que significa fundamentalismo religioso e quais suas consequências?

O fundamentalismo religioso tem como implicação a prática política, social, religiosa, ideológica e cultural que defende uma visão radical e absoluta de determinados princípios e a sua observância em todos os aspetos da sociedade, rejeitando quaisquer princípios de modernidade, tais como a tolerância, o pluralismo e a …

Quais as consequências do fundamentalismo religioso para a política e também para a cultura e a educação?

Uma das consequências desse processo é o enfraquecimento do poder jurídico e cultural das instituições religiosas, o que culmina no processo conhecido como laicização, que dá ao Estado o caráter de laico.

O que significa secularismo na Bíblia?

Em certo sentido, o secularismo pode afirmar o direito de ser livre do jugo do ensinamento religioso, bem como o direito à liberdade da imposição governamental de uma religião sobre o povo dentro de um estado que é neutro em matéria de crença. (ver também Separação Igreja-Estado.)

O que é uma pessoa secular?

Que não diz respeito aos dogmas da igreja; leigo: Estado secular. Diz-se da pessoa que não se enquadra a uma ordem religiosa: padre secular. substantivo masculino e feminino Pessoa que não fez votos religiosos, embora viva no século, no mundo; diz-se do religioso(a) que cumpre os deveres da vida civil.

Qual a importância do pluralismo religioso?

A importância do pluralismo religioso é a convivência pacífica, situação considerada mais ausente do que presente no campo religioso.

Como é o pluralismo religioso no Brasil?

Ou seja, sempre houve uma pluralidade religiosa por aqui, mas pluralismo é coisa mais recente. Envolve a ideia de Estado laico e liberdade religiosa. Os colonizadores de então impuseram sua fé cristã como única possibilidade. Igreja e Estado estiveram unidos indissociavelmente por longos séculos.

Como a religião influencia as questões políticas no Estado moderno *?

A religião pode constituir um elemento de grande eficácia ao Estado. Quando ela é utilizada com prudência, pode ser considerada uma forma de assegurar a ordem e a paz internas, ao invés da recorrência à violência e à força para a garantia dessa situação.

Qual a filosofia dos fundamentalistas?

A corrente fundamentalista afirmava que sendo a Bíblia da autoria divina e não humana o seu conteúdo era inquestionável e teria que ser interpretado de forma inteiramente literal.