O que é o espaço subaracnóideo?

Qual a função do espaço subaracnóideo?

Os espaços entre as traves dão origem ao espaço subaracnóide, onde está presente o líquido cefalorraquidiano, protegendo o sistema nervoso central contra traumatismos. Nesta membrana, existem saliências formadas devido à expansão da aracnóide que perfuram a dura-máter, recebendo o nome de vilosidades.

O que é o espaço subaracnóide?

O Espaço subaracnóideo é o espaço que existe normalmente entre o aracnóide e a pia-máter, que é preenchida pelo Líquido cerebrospinal. Normalmente, a dura-máter está anexada ao crânio, ou aos ossos do canal vertebral na medula espinhal.

O que é o espaço subdural?

O espaço virtual entre a dura-máter e a aracnoide é chamado de espaço subdural e pode ser preenchido por sangue em algumas doenças. A aracnoide, meninge formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos, é uma membrana intermediária que está em contato com a dura-máter e com a pia-máter.

Onde está localizado o espaço subdural?

Entre as membranas dura-máter e aracnoide, encontramos o espaço subdural, que apresenta apenas uma pequena quantidade de líquido para lubrificar as superfícies das meninges.

Onde se localiza o espaço subaracnóide?

No cérebro, o espaço subaracnóideo ou subaracnoideu é o intervalo entre a aracnóide-máter e a pia-máter.

Quais são as três camadas da meninge e qual a função de cada uma?

As meninges são formadas por três camadas de tecido conjuntivo membranáceo: Dura-máter: camada fibrosa externa espessa e resistente. Aracnoide-máter: camada fina intermediária. Pia-máter: delicada camada interna vascularizada.

O que pode levar a um quadro de hemorragia subaracnóide?

Uma hemorragia subaracnoidea consiste numa hemorragia dentro do espaço subaracnoideo compreendido entre a camada interna (pia-máter) e a camada intermediária (aracnoide) dos tecidos que envolvem o cérebro (meninges). A causa mais comum é a ruptura de uma dilatação (aneurisma) em uma artéria.

O que detecta o exame de líquor?

Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.

O que é espaço cerebral?

O espaço epidural (extradural), um espaço virtual entre as duas membranas da dura-máter, o espaço subdural, um espaço virtual entre a dura-máter e a aracnoide e o espaço subaracnóideo, um espaço real entre a aracnoide e a pia-máter. O espaço subaracnóideo contém vasos cerebrais e líquido cefalorraquidiano (LCR).

O que é o espaço epidural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno.

Onde está localizado o líquor?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no …

Onde está localizado o espaço epidural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno. Existe apenas no canal vertebral, mas não no crânio.

Quais as camadas da meninge?

As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter).

Quais são as três meninges?

As meninges são membranas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) de tecido conjuntivo que encobrem todo o sistema nervoso central, tendo a proteção como uma de suas funções.