O que é o DSR na folha de pagamento?

Quando se paga o DSR?

O DSR deverá coincidir com o domingo, no mínimo, uma vez no período máximo de quatro semanas para os setores de comércio e serviços.

Quando a empresa pode descontar o DSR?

Quando descontar DSR do funcionário Quando o funcionário faltar sem justificativa ou atestado, deve-se descontar o DSR da folha de pagamento correspondente ao dia de ausência.

Como é feito o cálculo do DSR?

O cálculo do DSR, conforme a legislação, deve considerar a seguinte fórmula: DSR = (valor total das horas extras realizadas no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês.

Qual o valor do descanso remunerado?

DSR = (valor total das horas extras no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês. DSR = (340,80 / 20) x 11.

Quem tem direito ao descanso remunerado?

Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.

Quando o mês tem 31 dias como calcular o DSR?

Fórmula: DSR = (valor total das horas extras do mês ) x domingos e feriados do mês x valor da hora extra com acréscimo de número de dias úteis.

Como é descontado o DSR em caso de falta?

Como calcular DSR sobre faltas e atrasos

  1. Para colaboradores mensalistas. (salário mensal ÷ 30 dias) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  2. Para colaboradores comissionados. (soma dos valores mensais de comissão ÷ número de dias úteis no mês) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  3. Para horistas.

30 de set. de 2021

Quando você falta na sexta desconta sábado e domingo?

A falta no trabalho sem justificativa prévia pode resultar em um desconto nos dias de descanso (anteriores ou posteriores) de um funcionário. E caso essa falta ocorra numa sexta-feira, por exemplo, é possível que esse desconto seja realizado na sexta, sábado e domingo, de acordo com o que estabelece o art.

Como é feito o cálculo do DSR sobre faltas?

Como calcular DSR sobre faltas e atrasos

  1. Para colaboradores mensalistas. (salário mensal ÷ 30 dias) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  2. Para colaboradores comissionados. (soma dos valores mensais de comissão ÷ número de dias úteis no mês) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  3. Para horistas.

30 de set. de 2021

Quais os requisitos para que o funcionário não perca o DSR?

Desconto do DSR só cabe quando o empregado falta o dia todo. O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana.

Quando um funcionário trabalha 12 por 36 tem direito ao DSR?

Ainda, quando o feriado recair em dia de trabalho, na escala 12×36, entende-se que o empregado não deve receber como extraordinárias as horas trabalhadas justamente porque terá, posteriormente, 36 horas de descanso. O valor do DSR e do feriado, portanto, já está incluso na remuneração.

Como calcular DSR proporcional aos dias trabalhados?

O cálculo do DSR é da seguinte forma:

  1. Somam-se as horas extras do mês;
  2. Divide-se o total de horas extras pelo número de dias úteis do mês;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora extra.

Como calcular horas extras no mês de 31 dias?

Então nos meses com 31 dias a carga horária será de 192 horas. Dessa forma, para calcular, você irá pegar o salário e dividir por 180 = a hora trabalhada mensal. Assim, num mês padrão, para fazer o cálculo de horas extras é preciso realizar a divisão para saber quanto o trabalhador ganha por hora.

Quanto descontar 1 dia de falta no trabalho?

Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.