O que é o colédoco?

Qual a função do colédoco?

O ducto colédoco é formado pela união do ducto hepático comum – que deriva da junção do do ducto hepático direito e esquerdo – ao ducto cístico. Tem como função o transporte da bile para o duodeno, e, por isso, durante muito tempo recebeu a denominação de ducto biliar.

Onde se localiza o colédoco?

O colédoco termina na segunda parte do duodeno, numa dilatação da parede duodenal conhecida como ampola de Vater ou papila maior, onde também termina o ducto que drena as secreções do pâncreas.

Como é feita a cirurgia para retirar pedras no colédoco?

O tratamento da coledocolitíase é adotado para fazer a retirada dos cálculos que estão localizados nos canais biliares. Isso é feito por meio da técnica conhecida como CPRE (Colangiografia Endoscópica Retrógrada) realizada com o auxílio de um endoscópio.

Qual o tratamento para cisto de colédoco?

INTRODUÇÃO: Cistos de colédoco são dilatações císticas congênitas raras dos ductos biliares. Aproximadamente 80% são diagnosticados em crianças. O tratamento cirúrgico é indicado assim que o diagnóstico é confirmado por exame de imagem apropriado, com ressecção cirúrgica completa sempre que possível.

Qual o tamanho normal do colédoco?

O diâmetro normal do colédoco é 4,6 +-2,6 mm. O ducto pancreático (Wirsung) varia bastante (as vezes ele não existe só o Santorini ex.

O que é colédoco aumentado?

Cistos de colédoco são considerados afecções infrequentes na idade adulta. Costumam evoluir com dilatações das vias biliares intra e/ou extra-hepáticas, geralmente associadas a dor abdominal, massa abdominal palpável e icterícia.

O que significa a palavra Colecistolitiase?

Definição. A colecistolitíase ou colelitíase corresponde a presença de cálculos na vesícula biliar. Os cálculos biliares podem ser de colesterol ou pigmentados.

Como o ducto colédoco é formado?

Por sua vez, o ducto colédoco normalmente é formado pela junção dos ductos cístico e hepático comum. O ducto cístico pode juntar-se ao ducto hepático em posições anterior, laterais direita ou esquerda e posterior, em ângulos geralmente agudos.

Quanto custa uma cirurgia CPRE?

O exame custa muito caro, em torno de R$ 7 mil”, afirmou ao salientar que o custo elevado do procedimento seria o motivo para o impasse em aumentar a oferta dos exames.

O que é cisto no colédoco?

Cistos de colédoco são considerados afecções infrequentes na idade adulta. Costumam evoluir com dilatações das vias biliares intra e/ou extra-hepáticas, geralmente associadas a dor abdominal, massa abdominal palpável e icterícia.

Qual o remédio para quem tem cisto no fígado?

O cisto no fígado geralmente não necessita de tratamento, mas em muitos casos é indicado pelo hepatologista, ou clínico geral, consultas e exames periódicos para acompanhar o crescimento do cisto. Em situações mais graves, o médico pode indicar cirurgia para a retirada do cisto.

Como medir o colédoco?

Colangiografia Intraoperatória: Consiste na introdução de um cateter no interior do ducto cístico e infusão de contraste para visualizar os ductos biliares. Pode ser realizado por laparoscopia ou em cirurgia convencional. É utilizado para avaliar se há obstrução das vias biliares ou lesões durante uma cirurgia.

O que é ectasia do colédoco?

é uma dilatação cística segmentar dos ductos biliares. Acomete mais comumente o ducto biliar comum mas, pode envolver qualquer porção dos ductos biliares, tanto o sistema intra como o extra-hepático, ou combinação de ambos.

Qual o calibre normal do colédoco?

Em geral o colédoco até 0,8 cm pode ser considerado normal. Mas para passar para o colédoco a pedra precisa vencer o ducto cístico que costuma ser de menor calibre. assim quando o colédoco entope é porque várias pedras pequenas saem da vesícula e pára na saída do colédoco que costuma ser menor ainda.