O que é o Cariograma?

Para que serve um cariograma?

Cariograma é o nome dado a uma fotografia dos cromossomas, em que estes são ordenados, esquematicamente, juntando os pares de cromossomas homólogos, de forma a permitir o estudo do cariótipo do ser vivo em questão (diploide).

O que você entende por cariograma?

Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos. A morfologia desses cromossomos é constante para a espécie, entretanto o número pode variar em casos de alterações cromossômicas.

O que é cariótipo o que é cariograma?

Cariótipo é o conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula. … O Cariograma é a representação do conjunto de cromossomos presentes numa célula de um indivíduo, ordenados em pares de homólogos.

Qual a diferença entre Idiograma e cariograma?

Idiograma é um esquema dos cromossomos de uma determinada espécie. … Cariograma é o nome dado a uma fotografia dos cromossomos, em que estes são ordenados, esquematicamente, juntando os pares de cromossomos homólogos, de forma a permitir o estudo do cariótipo diplóide.

Quais cromossomos sexuais determinam o sexo feminino?

A determinação do sexo, na maioria das espécies, ocorre por meio de genes situados em cromossomos, denominados de cromossomos sexuais. Na maior parte dos vertebrados, incluindo a espécie humana, as fêmeas apresentam um par de cromossomos sexuais idênticos (XX). Nos machos, os cromossomos são diferentes (XY).

Quando fazer o exame cariótipo?

O exame do cariótipo pode ser requerido em diversas situações, inclusive nos casos em que um casal apresenta dificuldades para engravidar.

O que são as cromátides irmãs?

Em relação ao conceito de Cromátidesirmãs, Alberts et al., (2011, p. 798), conceituam como “Uma cópia de cromossomo (uma cromátide) formada pela replicação do DNA que ainda está ligada pelo centrômero a outra cópia, o par de cromátides sendo conhecido como cromátidesirmãs”.

Quais os tipos de Cariótipos?

Os cromossomos que compõem o cariótipo também se dividem em dois tipos: autossômicos, responsáveis por armazenar as características comuns aos indivíduos de ambos os sexos em uma mesma espécie; e os sexuais, que codificam as características relacionadas ao sexo de cada indivíduo, como por exemplo, os órgãos e hormônios …

Quantos Cariótipos temos?

As células somáticas do corpo humano apresentam 46 cromossomos, incluindo 22 cromossomos autossômicos e 2 cromossomos sexuais. No caso dos homens, um X e um Y, (XY) e nas mulheres dois X’s (XX). A diferença desses cromossomos é responsável pelas características que definem o sexo masculino e feminino.

Como se faz um idiograma?

MONTANDO O IDIOGRAMA Recorte os cromossomos com a tesoura e organize-os sobre o gabarito. É preferível colar os cromossomos apenas no final, para evitar enganos. Ao recortar os cromossomos da folha de desenhos deixe uma pequena margem dos lados, como foi sugerido para o cromossomo 1.

Como se prepara um idiograma?

Nas lâminas de microscopia, cada conjunto cromossômico é fotografado, e os cromossomos são recortados individualmente da foto. Em seguida eles são comparados, identificados e colados sobre uma folha de papel. Essa montagem constitui o idiograma.

O que é mulher XY?

Tem mais depois da publicidade 😉 Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são XY. Sabemos que, para que ocorra a fecundação, são necessários um gameta masculino e um feminino.

O que é cariótipo alterado?

Em indivíduo com cariótipo alterado, poderão ocorrer tanto alterações nas estruturas dos cromossomos como no número. As síndromes mais comuns associadas a essas alterações cromossômicas são a síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome de Klinefelter, dentre outras.

Em quais momentos e como deve ocorrer o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético pode ser feito no pré-natal e é indicado principalmente em caso de gravidez em idade avançada, em mulheres portadoras de doenças que podem afetar o desenvolvimento do embrião e em casais com laços familiares, como primos, por exemplo.