Quanto é o BDI de uma obra?
Corresponde, portanto, a valores pagos com a estrutura administrativa, comunicação, recursos humanos, aluguéis, suprimentos, entre outros. A taxa média de rateio varia de acordo com o tamanho da empresa e, em média, vai de 8% para as grandes organizações, chegando até 20% nas de pequeno porte.
O que é o BDI e como se calcula?
Em termos técnicos, BDI significa Benefícios e Despesas Indiretas, ou seja, é uma porcentagem que quantifica tanto o lucro como as despesas indiretas de uma obra. Simplificadamente, o BDI nada mais é que o percentual que se deve multiplicar aos custos diretos da obra para que se chegue ao preço final de venda.
O que é o BDI de uma obra?
O termo BDI vem do inglês e significa Budget Difference Income, que no Brasil foi traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas. No cálculo do preço final, o BDI é um componente adicional aos custos diretos.
Quando se aplica o BDI?
Inicialmente o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Engenharia Civil, mas pode ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados. Veja: O BDI na Construção Civil é muito importante quanto se trata de licitações.
Qual o valor máximo do BDI?
Premissas e Considerações para o Cálculo do BDI O acórdão nº. 2.622/2013 estabelece que essa parcela fique entre 3,00% e 5,50%, para obras de construção de edifícios.
Qual o BDI utilizado no Sinapi?
Nas referências do SINAPI, não é adotado nenhum percentual de BDI ou custo com transporte. Você deverá adicionar este percentual ao orçamento conforme análise.
Como é feito o cálculo de BDI?
Como calcular o BDI das suas obras
- A = 1 + Administração Central (AC) + Custo Financeiro (CF) + Seguros (S) + Garantias (G) + Margem de Incerteza (MI);
- B = 1 – (Tributos Municipais [TM] + Tributos Estaduais [TE] + Tributos Federais [TF] + Lucratividade Prevista)
22 de jan. de 2021
Como aplicar o BDI no orçamento?
O cálculo do BDI vai variar de acordo com cada projeto. E ele irá gerar como resultado um percentual que será somado ao valor total da obra, como resultado você terá o valor total, que será cobrado do cliente. Por isso apesar de ser uma sigla muito conhecida sua aplicação é complexa, pois inclui diversos fatores.
São exemplos de BDI?
São exemplos de custos indiretos: instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias. Estes são considerados no BDI.
Qual BDI adotar?
Propõe-se a adoção de uma taxa de seguros/imprevistos no BDI de 1%, por considerar que esta cobriria, além do custo do seguro, os possíveis imprevistos que pudessem acontecer no decorrer da obra, conforme sugerido pelo Engenheiro Fernando Morethson Sampaio em seu livro “Orçamento e Custo na Construção”12.
O que é BDI caixa?
BDI – Bonificações e Despesas Indiretas, é um percentual aplicado sobre o custo para chegar ao preço de venda a ser apresentado ao cliente.
Como fazer a composição do BDI?
A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra.
O que é considerado no BDI?
A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra.
Quais despesas entram no BDI?
Em suma, o BDI retorna o custo global da obra. Ou seja, ele leva em consideração: despesas da administração, custos financeiros, impostos, garantias, seguros e muito mais! Ele é a divisão proporcional do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos (LCI).
Comentários