O que é necessário para ser atendido no CAPS?

Quem pode ser atendido em um CAPS?

CAPS AD: atende pessoas maiores de 16 anos, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso nocivo e dependência de álcool e outras drogas.

O que precisa para marcar consulta no CAPS?

As consultas são feitas por agendamento, sendo necessário levar a carteirinha do SUS, um documento com foto e o encaminhamento de uma unidade de Estratégia Saúde da Família ou do clínico do Premir.

Precisa de encaminhamento para ir no CAPS?

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

Como é feito o atendimento no CAPS?

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Quais os profissionais que atua no CAPS?

1 médico psiquiatra, ou neurologista ou pediatra com formação em saúde mental. 1 enfermeiro 4 profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.

Quais são os funcionários que trabalha no CAPS?

1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental. 3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: Psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.

Como se internar no CAPS?

Atualmente, interna-se apenas nos casos de crise (surtos, risco de suicídio, colocar em risco a vida de terceiros). Se isto ocorrer e o paciente estiver na unidade de saúde, o primeiro passo é que médico ou psicólogo o avaliem e que chamem um familiar ou pessoa de referência.

Como marcar consulta no CAPS Salvador?

Telefone: (71) 3611-6854.

Quando encaminhar para o CAPS?

transtorno psicótico que já vem em tratamento e apresenta recidivas frequentes e/ou sintomas psicóticos persistentes; ou • esquizofrenia ou outros transtornos psicóticos em gestantes; ou • caso associado a transtorno por uso de substâncias grave (ver quadro 1 no anexo); ou • paciente com ideação suicida persistente.

Quando encaminhar ao CAPS?

Antes de encaminhar um usuário para internação psiquiátrica, todos os recursos terapêuticos de nível primário (APS) e secundário devem ter sido esgotados. Atualmente, interna-se apenas nos casos de crise (surtos, risco de suicídio, colocar em risco a vida de terceiros).

Quais os tipos de atendimento no CAPS?

Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

Quais as modalidades de atendimento do CAPS?

Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.

Como é composta a equipe que atua em saúde mental?

As Equipes Multiprofissionais em Saúde Mental são serviços especializados registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), compostas obrigatoriamente por profissionais de medicina, enfermagem, psiquiatria, assistência social, psicologia, terapia ocupacional, além de técnicos/auxiliares de …

Quais os profissionais que atuam no CAPS Infantil?

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Aline Correa Souza, a equipe do Capsi será formada por um psiquiatra infantil, um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo e outros profissionais de nível técnico.