O que quer dizer macroprolactina positiva?
Macroprolactina (ou big-big-prolactin) é uma isoforma da prolactina com maior peso molecular, devido à ligação da prolactina a imunoglobulina/ anticorpo antiprolactina. Desta forma, por definição a macroprolactinemia é uma elevação sérica da macroprolactina. A macroprolactina tem baixa atividade biológica.
Para que serve esse exame macroprolactina?
A dosagem de Macroprolactina é muito importante, pois alguns exames laboratoriais a detectarão como prolactina, levando a um falso resultado elevado. Isso pode levar ao diagnóstico errôneo de hiperprolactinemia, especialmente, nos pacientes que apresentarem sintomas como: infertilidade ou problemas menstruais.
Como interpretar resultado de macroprolactina?
A PESQUISA DA MACROPROLACTINA E SUA INTERPRETAÇÃO As recuperações acima de 65% são indicativas da ausência de macroprolactina e recuperações menores que 30% indicam presença da mesma. Recuperações entre 30% e 65% necessitam a utilização de cromatografia de filtração de gel para a devida identificação da molécula.
Quais os tratamentos para macroprolactina?
As medicações utilizadas para o tratamento tanto de micro como de macroprolacinoma são os agonistas dopaminérgicos (bromocriptina e cabergolina) Os agonistas são medicações que têm ação semelhante à dopamina. São eficazes na grande maioria dos casos para reduzir tanto os níveis de prolactina como o tamanho do tumor.
Quando pedir macroprolactina?
A macroprolactina deve ser investigada nas seguintes situações: casos de hiperprolactinemia em mulheres assintomáticas e naquelas com hiperprolactinemia em investigação para SOP. Com altas concentrações de prolactina sérica, mas a paciente não apresenta sintomatologia, desconfie de macroprolactina.
Que puede causar lá prolactina alta?
Assim, a prolactina alta pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e ser consequência da gravidez, síndrome dos ovários policísticos, estresse ou tumor na hipófise, por exemplo, podendo causar sintomas que podem variar de acordo com a causa.
Qual o valor normal da macroprolactina?
Entre 30% e 65%: Indeterminada. Menor que 30%: Presença de macroprolactina. Estes valores podem ser diferentes no laboratório que você realizou seu exame, verifique no laudo do resultado, em “valores de referência”.
O que quer dizer macroprolactina negativa?
Macroprolactina é uma isoforma de alto peso molecular da prolactina que pode interferir na dosagem desse hormônio. Constitui menos de 5% da prolactina circulante e tem baixa (ou nenhuma) atividade biológica, podendo confundir a investigação.
Quanto tempo dura o tratamento com cabergolina?
O tempo do tratamento variou de 1 a 38 meses (mediana=12 meses), e foi superior a 3 meses em 22 destes pacientes. Redução tumoral foi observada em todos 7 pacientes com MAC que realizaram ressonância magnética durante o período de tratamento.
Qual a melhor data para fazer exame de prolactina?
O exame de prolactina tem como objetivo verificar os níveis de prolactina no sangue, sendo principalmente indicado quando a pessoa apresenta sinais e sintomas indicativos de prolactina baixa ou alta, como alteração no ciclo menstrual, diminuição da libido e disfunção erétil, no caso dos homens.
O que pode causar um tumor na hipófise?
O que causa o tumor na hipófise? O tumor na hipófise não tem uma causa definida, no entanto acredita-se que certas alterações no DNA das células da medula óssea podem ser responsáveis pelo aparecimento do tumor.
O que faz aumentar o nível de prolactina?
Você pode aumentar sua prolactina estimulando os seios com amamentação ou bombeamento regular e, se necessário, com medicamentos prescritos por um médico.
O que é bom para diminuir a prolactina?
Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.
Quando a prolactina é considerada alta?
A prolactina alta é chamada de hiperprolactinemia. Ela é caracterizada pelo aumento do hormônio no sangue. Resultados acima da normalidade, são considerados superiores a 100ng/mL.
Comentários