Qual a diferença entre iluviação e Eluviação?
Eluviação. Oposta à iluviação, a Eluviação é o nome dado ao processo de deslocamento de materiais como argilas, sesquióxidos, carbonatos, etc. ao longo de um perfil de solo, de uma camada para outra por acção da água da chuva. Ao material deslocado através da Eluviação dá-se o nome de Iluvião.
Qual a importância do processo de Eluviação e iluviação para a formação dos solos?
A eluviação/iluviação da argila tem participação efetiva na diferenciação das características dos horizontes superficiais em relação aos subsuperficiais e no adensamento da maioria dos solos da região.
O que é um horizonte iluvial?
Desse modo, um horizonte iluvial é aquele que recebe ou ganha materiais de outros horizontes. Esse é o caso, por exemplo, do horizonte B textural dos argissolos. Esse horizonte acumula argila oriunda dos horizontes logo acima dele. O processo de acúmulo de argila é chamado de argiluviação, ou seja, iluviação de argila.
O que é zona de Eluviacao?
O que é Eluviação: É o transporte de material suspenso do solo, dentro do solo, pelo movimento descendente/ lateral de água, quando a chuva excede a evaporação.
O que significa espodossolos?
São solos, em geral, moderada a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa, sendo menos comumente textura média e raramente argilosa (tendente para média ou siltosa) no horizonte B espódico.
O que significa Luvissolo?
Luvissolo é um ordem de solo caracterizada por horizonte subsuperficial B textural constituído por argilas de atividade alta e eutrófico, abaixo de um horizonte A (exceto A chernozêmico) ou abaixo de horizonte E.
Qual a importância do relevo na formação dos solos?
O relevo é considerado um importante fator na formação do solo, pois é responsável pelo controle de toda dinâmica dos fluxos de água na paisagem, como lixiviação de solutos, atuação de processos erosivos e condições de drenagem (Anjos et al., 1998).
O que é o processo de Plintização?
21. Plintização e laterização • PLINTITA: acumulações localizadas de óxidos de Fe na forma de mosqueados e nódulos macios de cor avermelhada, capazes de endurecer e cimentar irreversivelmente através de ciclos de umedecimento e secagem.
O que é um horizonte vértico?
Horizonte vértico É muito duro ou extremamente duro quando seco e plástico a muito plástico e pegajoso a muito pegajoso quando molhado. O horizonte vértico pode coincidir com horizontes AC, B (Bi ou Bt) ou C e apresentar cores escuras, acinzentadas, amareladas ou avermelhadas.
Qual a diferença entre o horizonte orgânico OEH?
Oi – horizonte orgânico de resíduos de plantas e animais, ligeiramente decompostos; Oe – horizonte orgânico com resíduos orgânicos medianamente decompostos; Oa – horizonte orgânico com resíduos orgânicos com um elevado grau de decomposição. – Horizonte A – são os horizontes minerais de nível mais elevado.
Como ocorre a Argiluviação?
O processo de argiluviação é evidente e se dá em dois estádios distintos: argiluviação primária, que ocorre nas fendas e cavidades que se formam por alteração de rocha, e argiluviação secundária, verificada na porosidade mais aberta e evoluída da coalescência das cavidades.
O que é a lixiviação do solo?
Termo original refere-se a ação solubilizadora de água misturada com cinzas dissolvidas (lixívia) constituindo uma solução alcalina eficaz na limpeza de objetos, mas, em geoquímica ou geologia de modo geral, usa-se para indicar qualquer processo de extração ou solubilização seletiva de constituintes químicos de uma …
Como são formados os Espodossolos?
O processo de formação dos Espodossolos ocorre pela iluviação de matéria orgânica e alumínio, com presença ou não de ferro. Durante o processo, fósforo pode ser transportado junto com a matéria orgânica e óxidos de alumínio e de ferro iluviados.
Que características químicas e morfológicas são únicas da Ordem dos Espodossolos?
Caracterização química e física Os Espodossolos possuem materiais de origem normalmente muito pobres em argila, como quartzitos, arenitos ou sedimentos arenoquartzosos, resultando em solos de textura arenosa ao longo do perfil (Oliveira et al., 1992).
Comentários