Onde ocorre o processo de hemocaterese?
Após cerca de 90 a 120 dias de atividade normal as hemácias circulantes são destruídas em um processo chamado de hemocaterese que ocorre no baço, fígado e medula óssea por lise por ação de macrófagos, ocorrendo a liberação então da hemoglobina Na degradação da hemoglobina, o componente proteico (globina) é degradada …
O que é hemocaterese e onde ela ocorre?
Hematopoiese e hemocaterese Em conjunto com o baço, o fígado exerce outra função importante na renovação sanguínea, a hemocaterese. A hemocaterese é o processo no qual as hemácias envelhecidas são destruídas por fagocitose e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberadas de volta ao organismo.
Onde ocorre a hemocaterese no baço?
Hemocaterese é o mecanismo pelo qual o baço seqüestra os eritrócitos do sangue periférico através do sistema retículo endotelial. O sistema retículo endotelial é composto pelo baço e fígado (assume o lugar do baço nos pacientes esplenectomizados).
Quando à hemácia e destruída?
Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço. Nesses locais, decorre a quebra das moléculas de hemoglobina e a liberação de aminoácidos e de ferro, os quais podem ser utilizados na fabricação de novas células sanguíneas.
Como ocorre o metabolismo da bilirrubina?
METABOLISMO FISIOLOGICO DA BILIRRUBINA O metabolismo da bilirrubina pode ser subdividido em captação, armazenamento, conjugação e secreção hepática, na qual se encontram enzimas cujas atividades podem ser alteradas causando processos patogénicos.
Quais são as fases da eritropoiese?
A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.
Como é a dor no baço?
A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.
Para que serve o baço no corpo humano?
Ele retém, ainda, células mortas ou doentes que estejam perambulando na circulação sanguínea. É como um filtro que faz um serviço de controle de qualidade: o sangue passa por seus vasos, repleto de glóbulos vermelhos jovens e velhos, e o baço seleciona, prende e destrói aqueles que não têm mais utilidade.
Qual é a estrutura do baço?
O baço possui duas polpas, que são constituídas por tecido mole. Polpa branca faz parte do sistema de defesa, composta por nódulos linfáticos. Entre os nódulos há polpa vermelha, que é constituída pelo tecido sanguíneo (glóbulos vermelhos e brancos).
O que faz as hemácias morrem?
Hemácias podem ser quebradas quando em contato com soluções hipotônicas, como a água por exemplo. Isso ocorre porque a concentração de soluto da água é menor que da hemácia, assim, a água é arrastada para o interior da hemácia, difundindo-se por todo o seu interior, até rompê-la.
O que acontece com as hemácias quando morrem?
A redução da hemoglobina ou das hemácias leva a uma redução da oxigenação nos tecidos. As anemias possuem causa diversa, como hemorragias e alimentação deficiente. Seus sintomas principais podem ser fraqueza, cansaço, falta de ar e palpitações.
Como ocorre a produção de bilirrubina?
A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema retículo-endotelial (mononuclear-fagocitário), especialmente no baço. A bilirrubina restante provém da degradação da mioglobina, dos citocromos e de eritrócitos imaturos na medula óssea.
Como é feito o metabolismo da bilirrubina até a sua excreção?
Esta bilirrubina que foi metabolizada pelos microrganismos é excretada nas fezes, e outra parte é reabsorvida e pode ser excretada pelos rins ou pode voltar à bile. Alguns problemas tanto metabólicos como injurias do organismo podem gerar problemas hepáticos e alterações na bilirrubina sérica.
Quais são as etapas da eritropoiese?
A produção de glóbulos vermelhos (eritropoiese) acontece na medula óssea sob o controle do hormônio eritropoetina (EPO). As células justaglomerulares renais produzem eritropoietina em resposta ao decréscimo do fornecimento de oxigênio (como na anemia e hipóxia) ou aumento dos níveis de androgênios.
Comentários