Quando se deve procurar um hematologista?
Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.
O que trata a hematologia?
Linfomas, mieloma, hemofilia, mielofibrose, excesso de produção de glóbulos vermelhos ou plaquetas são casos para hematologistas. Algumas síndromes relacionadas ao sangue também exigem que você procure a orientação de um especialista de confiança.
Qual o objetivo da hematologia?
Primeiramente, a hematologia é um ramo da medicina cujo principal objetivo é realizar um estudo dos órgãos e tecidos que se relacionam com esse componente vital do corpo humano.
Quais exames clínicos são utilizados em hematologia?
Exames utilizados na investigação hematológica incluem:
- Hemograma.
- Mielograma.
- Velocidade de hemossedimentação (VHS)
- Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA)
- Tempo de protrombina.
- Fibrinogênio.
- Dímeros-D.
- dosagens de fatores de coagulação, entre outros.
O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?
As plaquetas baixas é uma condição caracterizada pela diminuição do número de plaquetas na circulação sanguínea. Esta condição afeta a coagulação do sangue, podendo causar sintomas sérios e preocupantes. As plaquetas são fundamentais para evitar a perda de sangue.
O que perguntar a um hematologista?
Perguntas Frequentes
- O que faz um médico hematologista? …
- Quais doenças são tratadas pelo hematologista? …
- Quais tratamentos são feitos pelo hematologista? …
- Quando devo procurar um hematologista? …
- Quais exames podem ser pedidos pelo hematologista? …
- O que é a hematologia? …
- Qual a área de atuação do hematologista?
Quais os tipos de doenças Hematologicas?
Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.
Quais exames são realizados no laboratório de hematologia Além do hemograma?
São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc. O setor de hematologia, por sua vez, investiga condições relacionadas ao sangue e suas frações, sendo o Hemograma o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo.
Quais são os exames de coagulação?
Os exames que compõem o coagulograma são:
- Tempo de Sangramento (TS)
- Tempo de Coagulação (TC)
- Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
- Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
- Número de Plaquetas.
Qual a doença que baixa as plaquetas?
A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.
O que é bom para aumentar as plaquetas?
O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.
O que perguntar ao hepatologista?
O hepatologista é especializado no tratamento de doenças do fígado e vias biliares. Isso inclui hepatites, cirroses, cálculos biliares. O profissional faz o diagnóstico de doenças relacionadas ao órgão e escolhe o melhor tratamento para cada caso.
O que perguntar em uma consulta médica?
7 perguntas que você precisa fazer em uma consulta médica!
- Quando fazer um check up médico?
- Quais os exames padrões de um check up médico?
- 1- Qual é o meu diagnóstico?
- 2 – Vou precisar de exames? …
- 3 – Qual é o tratamento mais indicado no meu caso?
- 4 – O(s) medicamento(s) tem algum efeito colateral?
Quais são as neoplasias hematológicas?
Entre os tipos de câncer, as neoplasias hematológicas são doenças que se expressam por alterações localizadas no sangue ou em tecidos formadores dele. As doenças hematológicas, conhecidas como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas, possuem para 2013 estimativa de 18.150 casos novos no Brasil.
Comentários