São exemplos do gênero épico?
Textos épicos
- Odisseia (Homero, Grécia; narrativa do retorno de Ulisses da Guerra de Troia)
- Eneida (Virgílio, Roma; narrativa dos feitos romanos)
- Paraíso perdido (Mílton, Inglaterra)
- Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itália)
- Os Lusíadas (Camões, Portugal)
O que é um gênero épico?
O gênero épico engloba textos narrativos caracterizados pela presença de um herói e suas ações fora do comum. A origem desse gênero literário está na Antiguidade.
São exemplos do gênero dramático?
Veja alguns exemplos de textos dramáticos mais conhecidos desses autores gregos são:
- Prometeu Acorrentado (Ésquilo)
- Os persas (Ésquilo)
- Antígona (Sófocles)
- Édipo Rei (Sófocles)
- As Troianas (Eurípedes)
- Medeia (Eurípedes)
Quais são os representantes do gênero épico?
O gênero épico surgiu na Antiguidade por volta do século VII a.C., sendo os grandes representantes Homero, poeta grego considerado o fundador da poesia épica, com suas obras “Ilíada” e “Odisseia”; e Virgílio, poeta romano, com sua obra “Eneida”.
Quais são os três gêneros literários?
A partir daí, classificamos a produção em gêneros literários, tais como os conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.
Quais são os gêneros narrativos?
Subgêneros narrativos
- Epopeia: poema narrativo.
- Romance: longa narrativa em prosa.
- Conto: curta narrativa em prosa.
- Novela: narrativa em prosa, com dimensões entre o conto e o romance.
- Fábula: narrativa curta, protagonizada por animais e com uma moral.
O que caracteriza o gênero lírico?
A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Como identificar um texto lírico?
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do “Eu”.
Quais os principais gêneros dramáticos conhecidos?
Os principais gêneros dramáticos conhecidos são: a tragédia nascida na Grécia, a comédia que representa os ridículos da humanidade, a tragicomédia que é a transição da comédia para o drama e o drama (melodrama), ao ser representado é acompanhado por música.
São características do gênero dramático?
Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Quais as principais características do herói épico?
O herói épico é aquele protagonista virtuoso, que tem honra! … Este herói tem capacidade para ser grande e já é considerado uma referência quando sua história é narrada. Sua imponência não vem apenas de uma nobre origem, mas também de suas impressionantes sagas, geralmente empenhadas contra um mal maior.
Quais escritores brasileiros adotaram o gênero épico?
José de Anchieta, a Prosopopeia de Bento Teixeira, O Uraguai de Basílio da Gama, Caramuru de Santa Rita Durão e I-Juca Pirama de Gonçalves Dias.
Quais os tipos de gêneros literários?
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Quais são os tipos de gêneros textuais?
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Comentários