O que é Gemulação biologia?

O que é o processo de gemulação?

Processo de reprodução assexuada em que a nova célula se forma como uma protuberância da célula-mãe. É um caso típico nas leveduras, embora também ocorra em seres multicelulares, como nas anémonas-do-mar e nos corais.

Quando ocorre a gemulação?

A germulação ou gemiparidade é um processo de reprodução assexuada, no qual ocorre a formação de uma dilatação denominada gema, formada por mitoses na parte interna do organismo progenitor, podendo separar-se e dar origem a um novo indivíduo.

Qual é a diferença entre brotamento e gemulação?

O brotamento externo ocorre, quando uma esponja origina um broto na parte de fora de seu corpo, que pode se desligar ou continuar unida a ela. E o brotamento interno acontece, quando os arqueócitos coletados no mesófilo começam a formar uma nova esponja, também chamada de gemulação.

Como ocorre a reprodução por esporulação?

Esporulação: No processo de reprodução por esporulação, são formadas células reprodutoras especializadas que são liberadas e germinam quando encontram um ambiente favorável. Essas células, denominadas de esporos, são capazes de gerar outro indivíduo. A produção de esporos é observada em fungos, algas e protozoários.

Como ocorre o processo de Cissiparidade?

A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.

Que tipos de fungos realizam a gemulação?

O brotamento, também chamado de gemulação, é outro tipo de reprodução assexuada que ocorre em fungos, como o Saccharomyces cerevisae.

Como acontece a Estrobilização?

Estrobilação ou estrobilização é um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas espécies de celenterados, entre os quais certas espécies de coral, no qual o pólipo se divide transversalmente em discos, formando um indivíduo semelhante a um estróbilo (ou pinha), originando várias medusas.

Quem faz esporulação?

A esporulação é um tipo de reprodução assexuada realizada por diversas espécies de fungos, como o Rhizopus. Na esporulação, os fungos possuem estruturas chamadas de esporangióforos, que nada mais são do que hifas especiais que saem de determinados pontos do micélio.

Como acontece a reprodução por conjugação?

Alguns autores consideram que, em algumas espécies de bactérias, existe um tipo de reprodução sexuada denominado de conjugação. Nesse tipo de reprodução, as células unem-se por uma ponte formada por citoplasma e ocorre a troca de material genético. Posteriormente, a célula divide-se por divisão binária.

Como é feita a reprodução por cissiparidade?

A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduos. Na cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas.

O que é e como ocorre a divisão binária ou Cissiparidade?

A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.

Como ocorre a fragmentação?

A fragmentação é o processo de reprodução assexuada em que o indivíduo inicial se divide em duas partes e, se ambas as partes forem grandes o suficiente, cada uma delas se regenerará originando um novo indivíduo. … As esponjas, alguns cnidários, turbelários, equinodermos e anelídeos se reproduzem por fragmentação.

O que são Cifozoários de um exemplo?

Os cifozoários mais comuns incluem Aurélia sp (a geleia lua) e Cyanea sp. Os cnidários da classe scyphozoa vivem em todos os oceanos, do Ártico às águas tropicais. Alguns habitam o mar profundo, mas a maioria vive perto das águas costeiras.

O que vem a ser uma esporulação?

Processo reprodutivo assexuado em que o organismo desenvolve, como órgãos reprodutivos especializados, esporângios, que produzem células reprodutoras especializadas, os esporos. Os esporos são estruturas muito resistentes a condições adversas.