O que é exame transaminase oxalacética TGO AST?

Para que serve o exame transaminase oxalacética TGO AST?

O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). … Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado. Quando a dosagem está normal, a maior parte destas enzimas se encontram dentro das células do fígado.

Quando o TGO é preocupante?

Quando o TGO ou o TGP estiverem elevados, podem significar um mundo de problemas, desde causas muito simples até outras extremamente complexas. Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo.

Quais os sintomas de TGO alto?

Entre os sintomas de elevação nos níveis de TGO e TGP, estão:

  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Náuseas e vômito;
  • Urina Escura;
  • Fezes claras.
  • Icterícia.

19 de jun. de 2019

Qual o normal de transaminase oxalacética?

Os valores de TGO e TGP podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral, os valores considerados normais no sangue são: TGO: entre 5 e 40 U/L; TGP: entre 7 e 56 U/L.

O que fazer quando o TGP está alto?

O que fazer em caso de ALT alta Nos casos em que o exame de transaminase pirúvica apresenta valor elevado é recomendado consultar um hepatologista para fazer avaliação do histórico clínico da pessoa e identificar qual pode ser a causa da alteração no fígado.

Quanto é um TGP alto?

Assim sendo, quando o TGO ou TGP estiverem elevados, podem indicar uma série de problemas que vão desde as causas mais simples, até as mais complexas. Em casos onde as enzimas estão realmente altas, geralmente entre 50 e 100 U/L, é importante consultar o médico o mais rápido possível.

Qual o valor máximo do TGP no sangue?

O limite máximo atual para a transaminase ALT (TGP) e de 45 ou 55 UI/L dependendo do kit utilizado pelo laboratório.

Como tratar TGO alto?

Tratamento. Geralmente a medida mais eficaz para controlar a esteatose é a perda de peso, uma redução de 7% no peso corporal pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces. Aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

O que fazer para diminuir o TGO?

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

Qual valor de TGP é preocupante?

TGP alto, acima de 160, é um indicativo forte de doença no fígado. Se o resultado do exame de TGP estiver acima de 1000, as causas prováveis incluem hepatite viral, isquêmica ou hepatite provocada pelo uso de drogas.

Quando o TGO é considerado baixo?

Podem sofrer pequenas variações de acordo com o fabricante do teste, mas em geral o valor considerado normal de TGO sérico é de 5 a 40 U/L e de TGP sérico é de 7 a 56 U/L. Os valores de referência também podem ser influenciados por fatores individuais como idade e sexo.

O que fazer para baixar o TGP?

Como diminuir o nível de TGP

  1. Step 1. Perca peso. Um alto nível de TGP indica excesso de gordura no fígado. …
  2. Step 2. Pare de consumir bebidas alcoólicas e usar drogas. …
  3. Step 3. Acompanhado de um médico, reveja a lista de medicamentos que você toma e se eles contribuem para o problema. …
  4. Step 4. Limite o consumo de açúcar.

20 de nov. de 2021

Quais os valores normais de TGO é TGP?

Valores de referência O TGO e TGP são medidos na parte líquida do sangue, o soro. Dependendo da metodologia utilizada para realizar o preventivo, os valores de referência são: TGO: entre 5 e 40 unidades por litro de soro. TGP: entre 7 e 56 unidades por litro de soro.

Quando se preocupar com TGO é TGP?

Normalmente, TGO e TGP acima de 150 U/L indicam doenças do fígado, necessitando de exames complementares para se definir quais são. Se os valores estiverem acima de 1000 U/L, o indicativo é para hepatites virais, isquêmicas ou por drogas (por exemplo, intoxicação de Tylenol.