O que é exame de Crioglobulina?

Para que serve o exame de Crioglobulina?

– O teste tem utilidade no diagnóstico e na caracterização de crioglobulinemias, que ocorrem de forma idiopática e também em doenças linfoproliferativas, em doenças infecciosas agudas ou crônicas e em doenças auto-imunes como o lúpus, assim como no mieloma múltiplo, na macroglobulinemia de Waldenströn e em certos …

O que é Crioglobulina?

Crioglobulinas são imunoglobulinas que se precipitam reversivelmente a temperaturas abaixo de 37 °C (98.6 °F).

Como coletar Crioglobulina?

A seringa ou tubo de Vacutainer deve ser aquecido antes da coleta. O sangue deve ser deixado à 37oC durante o processo de coagulação. Centrifugar por 10 minutos a 3000 rpm. Essa amostra não deve, em hipótese nenhuma, ser colocada na geladeira.

O que é Crioglobulinemia mista?

A crioglobulinemia mista (CM) é uma doença multissistémica rara caracterizada pela presença de complexos imunes crioprecipitáveis circulantes no soro, que se manifesta clinicamente por uma tríade clássica de púrpura, fraqueza e artralgia.

Como fazer diagnóstico de mieloma múltiplo?

Diagnóstico do mieloma múltiplo

  1. Nível de cálcio elevado no sangue.
  2. Insuficiência renal.
  3. Anemia.
  4. Lesões nos ossos devido ao crescimento do tumor, diagnosticadas nos exames de imagem.
  5. Aumento em um tipo de cadeias leves no sangue de modo que um tipo é 100 vezes mais comum do que o outro.

Quando pedir eletroforese de proteínas?

A eletroforese de proteínas séricas é solicitada quando os sintomas indicam doença inflamatória, doença autoimune, infecção aguda ou crônica, doença hepática ou renal ou algum quadro que leve a perda de proteínas.

Quais os sintomas da crioglobulinemia?

Os sintomas associados a crioglobulinemia são geralmente vasculares (púrpura, com tendência a sangramentos, urticária a frio, fenômeno de Raynaud, dor e cianose terminal).

O que causa crioglobulinemia?

Causas. A crioglobulinemia pode estar associada a diversas doenças como neoplasias hematológicas (leucemia ou mieloma), infecção por hepatite C, doença autoimune (LES, Sjogren, reuma), pneumonia por Mycoplasma ou Glomerulonefrite pós-estreptocócica.

O que significa fator reumatoide negativo?

O fator reumatóide é um exame onde se pesquisa um anticorpo contra a fração Fc de um outro anticorpo (IgG). Assim, existe dois subtipos de artrite reumatóide: a soro negativa (quando o fator reumatoide está ausente) e a soro positiva (quando o mesmo é positivo).

Qual exame para detectar mieloma múltiplo?

Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.

Quais exames para detectar mieloma múltiplo?

Critérios diagnósticos para o mieloma múltiplo | Revista Médica Ed. 1 – 2017

  • Hemograma.
  • Dosagem de ureia, creatinina e eletrólitos.
  • Eletroforese de proteínas.
  • Imunofixação sérica.
  • Pesquisa de cadeias leves de imunoglobulinas livres no soro.
  • Dosagem de imunoglobulinas.

Para que serve o exame de eletroforese de proteína?

A Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um método simples, que permite separar proteínas do plasma humano em frações. Sua interpretação traz informações úteis ao médico. Assim, ela é importante para a investigação e diagnóstico de diversas doenças.

O que detecta o exame eletroforese de proteínas?

A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulinas no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).

O que causa Crioglobulinemia?

Causas. A crioglobulinemia pode estar associada a diversas doenças como neoplasias hematológicas (leucemia ou mieloma), infecção por hepatite C, doença autoimune (LES, Sjogren, reuma), pneumonia por Mycoplasma ou Glomerulonefrite pós-estreptocócica.