O que é exame de ALT e AST?

Para que serve o exame de AST e ALT?

A medida da aspartato aminotransferase (AST) em geral é usada em conjunto com outra enzima hepática, a alanina aminotransferase (ALT), e outros exames para diagnóstico de doenças hepáticas, como fosfatase alcalina, proteínas totais, albumina e bilirrubinas.

Qual a diferença de AST e ALT?

A ALT é encontrada principalmente no citoplasma do hepatócito, enquanto que 80% da AST está presente na mitocôndria. Essa diferença tem auxiliado no diagnóstico e prognóstico de doenças hepáticas.

Qual o valor normal de ALT no sangue?

O exame da alanina aminotransferase, também conhecido como ALT ou TGP, é um exame de sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase, também chamada de transaminase glutâmico pirúvica, no sangue, que normalmente se encontra entre as 7 e 56 U/L de …

O que é ALT no exame de sangue?

O teste de ALT detecta lesão hepática. Os valores da ALT geralmente são comparados aos de outras enzimas, como fosfatase alcalina (ALP) e aspartato-aminotransferase (AST) para determinar que tipo de doença hepática está presente.

O que significa AST e ALT alto?

Essa razão leva em consideração os valores de AST e ALT e quando superior a 1 é indicativo de lesões mais graves, como cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. Quando inferior a 1 pode ser indicativo de fase aguda de uma hepatite viral, por exemplo.

Que tipo de lesão são identificadas através da dosagem de AST e ALT?

A ALT está presente em altas concentrações no fígado e muito baixa em outros órgãos, tendo assim maior especificidade para indicar injúria hepática (principalmente quando há elevação conjunta da AST).

O que acontece quando aumenta as enzimas do fígado?

Concentrações altas dessas enzimas no sangue tendem a indicar alterações ou doenças no fígado. Presumivelmente, muitos casos são devidos a depósitos de gordura no figado, condição conhecida como esteatoses.

Quando o TGP é preocupante?

TGP alto, acima de 160, é um indicativo forte de doença no fígado. Se o resultado do exame de TGP estiver acima de 1000, as causas prováveis incluem hepatite viral, isquêmica ou hepatite provocada pelo uso de drogas.

Qual valor de TGP é preocupante?

TGP alto, acima de 160, é um indicativo forte de doença no fígado. Se o resultado do exame de TGP estiver acima de 1000, as causas prováveis incluem hepatite viral, isquêmica ou hepatite provocada pelo uso de drogas.

Qual o valor ideal do TGO é TGP?

Valores de referência TGO: entre 5 e 40 unidades por litro de soro. TGP: entre 7 e 56 unidades por litro de soro.

Quando o TGO é preocupante?

Quando o TGO ou o TGP estiverem elevados, podem significar um mundo de problemas, desde causas muito simples até outras extremamente complexas. Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo.

O que significa AST alto?

Quando os valores de aspartato aminotransferase estão muito altos (10 vezes acima do normal), normalmente é sinal de hepatite aguda causada por vírus. Nesses casos, os níveis de AST podem demorar de 3 a 6 meses para voltar ao normal.

Quais são as lesões hepáticas?

As lesões podem variar entre acúmulos de sangue relativamente pequenos (hematomas) no fígado e grandes rupturas que entram em profundidade no fígado. Visto que o fígado possui vários vasos sanguíneos de grande dimensão, o principal problema que resulta de uma lesão hepática é a ocorrência de um sangramento abundante.

O que é lesão hepatocelular?

Padrão hepatocelular – Quando o hepatócito é o alvo principal de um determinado agente de lesão e não os componentes biliares do fígado, diz-se que a lesão é hepatocelular. Geralmente essa lesão traduz-se analiticamente por um aumento desproporcional da ALT/AST plasmáticas em relação à FA e G-GT.