Qual o conceito de educação no campo?
Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. Diz respeito a todo espaço educativo que se dá em espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura e ultrapassa, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas.
Quais são as características da educação no campo?
As propostas da Educação do Campo As principais características são: … Pedagogia da alternância, ou seja, o respeito ao calendário produtivo local: adequação e organização das atividades escolares e educativas ao planejamento dos produtores locais, buscando promover experiências práticas e teóricas de aprendizagem.
Quais são os princípios da Educação do Campo?
O princípio da educação do campo é a inclusão e o reconhecimento dos sujeitos do campo como cidadãos do processo educacional e de sua própria identidade.
O que é Educação do Campo Segundo Caldart?
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Para Caldart (2009) esse modelo de educação nasceu vinculada aos trabalhadores pobres do campo, aos trabalhadores sem-terra, sem trabalho, dispostos a reagir, a lutar, a se organizar contra situação em que se encontravam ampliando o olhar para o conjunto dos trabalhadores do campo.
Qual a importância da educação no campo?
A educação do campo e para o campo é uma conquista dos movimentos sociais que sempre lutaram por direitos iguais e justos, assim a educação exigida pelos movimentos sociais é uma educação que liberta que abre os horizontes é uma educação que visa à formação integral do sujeito para que estes não sejam dominados ou …
Por que surgiu o conceito de Educação do Campo?
A história da educação do campo surgiu da luta de homens e mulheres por uma educação que considere sua realidade social, econômica e política. … A educação do campo tem a peculiaridade de estar imbricada com a realidade campesina que se constitui nos movimentos sociais como o Movimento do Sem Terra (MST).
Quais os principais desafios da Educação do Campo?
Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.
O que diz a LDB sobre a educação no campo?
A LDB 9394/96, de inspiração liberal, apontou para a educação do campo uma natureza própria, na qual, a vida do campo se fizesse presente em sua diversidade cultural e estabeleceu o respeito às regionalidades e formas de trabalho presente no campo, pois os indivíduos vivem em meio à cotidianidade do presente, cuja …
Qual a diferença entre Educação do Campo e educação rural?
Neste sentido, a Educação Rural pode ser entendida como aquela elaborada para atender às necessidades do capital, enquanto que a Educação do Campo representa os movimentos organizados do campo, a partir de uma proposta de educação construída por eles próprios.
Como a Educação do Campo foi tratada ao longo do tempo pelas Leis de Diretrizes e Bases da educação Nacional?
Ao longo da história da educação brasileira, evidencia-se como Educação do Campo[9] foi negada aos sujeitos, negligenciando o direito a vida. Analisando a história, compreendemos as contradições ocorridas, nesse percurso, os movimentos sociais desempenharam papel fundamental pela reivindicação de direitos[10].
Quando surgiu o conceito de educação do campo?
A concepção de Educação do Campo foi cunhada em meados da década de 1990 e neste sentido Neto (2009, p. 4) destaca “[…] a importância da contribuição que o MST vem dando para o debate em torno da educação rural […]”, associada à demanda por escola pública em cada novo acampamento ou assentamento de reforma agrária.
Como nasce a educação no campo?
A história da educação do campo surgiu da luta de homens e mulheres por uma educação que considere sua realidade social, econômica e política. … A educação do campo tem a peculiaridade de estar imbricada com a realidade campesina que se constitui nos movimentos sociais como o Movimento do Sem Terra (MST).
Qual a principal luta da educação do campo?
A educação do campo, como um processo histórico, vincula-se diretamente às lutas dos trabalhadores do campo organizados na forma de movimento social.
Quais leis amparam a educação do campo?
A constituição de 1937[4]; 6. A constituição de 1946[5], a lei orgânica do ensino primário[6] e a lei orgânica do ensino agrícola; 7. A constituição de 1967[7], a Lei de Diretrizes e bases da Educação – LDB lei nº 4.024/61 e a de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBN nº 5692/71; 8.
Comentários