Quando usar A crase exemplos?
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Quais são as principais crase?
A crase deve ser usada nos seguintes casos:
- Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). …
- Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. …
- Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: …
- Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”
Quais verbos pedem crase?
Logo, não cabe o uso de crase diante de nomes masculinos, nem de verbos, por exemplo….Crase.
Vim da Bahia. | Uso de artigo feminino | Vou À Bahia. |
---|---|---|
Vim de Belo Horizonte. | Ausência de artigo | Vou a Belo Horizonte. |
Vim do Rio de Janeiro. | Uso de artigo masculino | Vou ao Rio de Janeiro. |
Como saber se A crase?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase “fui à feira”, por exemplo. “Substitua ‘feira’ por ‘supermercado’. Se o ‘a’ virar ‘ao’, o ‘a’ em questão tem que receber o acento grave.
Quando não usar crase exemplos?
Não ocorre crase:
- Antes de substantivos masculinos:
- Antes de verbos:
- Antes da maior parte dos pronomes:
- Nota: Antes de alguns pronomes pode ocorrer crase.
- Em expressões com palavras repetidas, mesmo que essas palavras sejam femininas:
- Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:
Quando vai crase no a?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quando usar crase antes de verbo?
A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição “a” e o artigo definido feminino “a”. Logo, se a palavra seguinte à preposição “a” for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.
Quando saber se usa crase?
Se for termo regente, exige a preposição a: a ideia, contrário a. Exemplos: Sou contrário à ideia de demissão do gerente. Exemplos: Chegou atrasado à palestra.
Quando não ocorre a crase?
12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara. Agora é ficar atento e evitar erros básicos como os dois exemplos seguintes. Os substantivos “jato” e “leilão” são masculinos e, antes de palavra masculina o acento grave é proibido.
Quando usar crase em datas?
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Por que exemplos?
“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Onde não pode usar crase?
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): … 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Comentários