O que são Cox 1 e 2?
A Cox 1 está associada à produção de prostaglandinas e resulta em diversos efeitos fisiológicos, como proteção gástrica, agregação plaquetária, homeostase vascular e manutenção do fluxo sanguíneo renal. Em contraste, a Cox 2 está presente nos locais de inflamação, sendo, por isso, denominada de enzima indutiva.
O que é a COX-2?
Ciclooxigenase (COX) é a enzima marca-passo na rota metabólica onde o ácido araquidônico é convertido em prostaglandinas. COX–2 é a isoforma que é induzida em sítios de lesão/inflamação e expressa constituivamente em alguns poucos tecidos, como o sistema nervoso central.
O que é enzima cox-1?
A COX–1 é uma enzima constitutiva, expressa em muitos tecidos e, sob condições fisiológicas, produz PGs necessárias à modulação das funções gastrintestinais, renais e a homeostase vascular. A COX-2, descrita em 1992, está presente, principalmente, no cérebro e medula espinhal.
O que é COX e onde ela age?
Como os AINEs atuam? Os AINEs possuem uma ação que promove inibição, central e/ou periférica, de uma enzima chamada ciclooxigenase, comumente conhecida como COX. A partir dessa inibição, uma série de outras substâncias deixa de ser produzidas e assim, temos o controle de algumas situações como febre, dor e inflamação.
Onde fica a COX-1?
As isoformas têm estrutura primária similar, as diferenças estão nas condições que elas atuam. A COX–1 foi a primeira a ser caracterizada e é expressa constitutivamente, ou seja, está presente nas células em condições fisiológicas, principalmente nos vasos sanguíneos, plaquetas, estômago e rins.
O que é inflamação COX?
Os anti-inflamatórios inibidores das ciclo-oxigenases (COX) representam a classe de fármacos mais comumente utilizada. A COX corresponde a uma classe de enzimas conservadas evolutivamente e tem duas isoformas principais: a COX-1 e a COX-2. Seus subprodutos têm papel fundamental na inflamação e na percepção da dor.
Qual é a vantagem dos inibidores seletivos da COX-2?
Apresentam eficácia analgésico-antiinflamatória relativamente similar à de alguns dos demais AINE. Causam menos complicações gastrintestinais associadas. Recomendam-se para idosos e pacientes que apresentam maior risco de ulceração e sangramento digestivo ou intolerância aos AINE não-seletivos.
O que faz a enzima fosfolipase A2?
As fosfolipases A2 pertencem a uma superfamília de proteínas com funções enzimáticas semelhantes, responsáveis pela hidrólise de fosfolipídeos e, assim, pela liberação de ácidos graxos e lisofosfolipídeos que participam de diversas atividades fisiológicas, como inflamação, ativação plaquetária, sinalização, …
Onde fica a cox-1?
As isoformas têm estrutura primária similar, as diferenças estão nas condições que elas atuam. A COX–1 foi a primeira a ser caracterizada e é expressa constitutivamente, ou seja, está presente nas células em condições fisiológicas, principalmente nos vasos sanguíneos, plaquetas, estômago e rins.
Onde se encontra cox-1?
Pelo menos duas isoformas da COX já foram identificadas, a COX–1, que é constitutivamente expressa na maioria dos tecidos, e a COX-2, que é uma forma induzível da enzima localizada principalmente nas células e tecidos envolvidos em processos inflamatórios.
O que os leucotrienos fazem?
Os leucotrienos são extremamente potentes na constrição da musculatura lisa. Além disso, os leucotrienos participam nos processos de inflamação aguda, aumentando a permeabilidade vascular e favorecendo, portanto, o edema da zona afetada.
Quais seriam os subtipos de COX e quais suas funções?
Os AINEs são inibidores específicos da enzima ciclooxigenase (COX). A COX possui duas formas ligeiramente diferentes, designadas COX-1 e COX-2. … A inibição destas enzimas pelos AINE na redução da febre ou efeito antipirético é causada pela inibição da formação de prostaglandina E2 pela COX-1.
Quem produz cox-1?
As plaquetas, que expressam somente Cox 1, são as produtoras primários do tromboxane A2, e as células endoteliais produzem a prostaciclina em resposta ao Cox 225,28. Os AINH, que inibem tanto Cox 1 como Cox 2, mantêm certa homeostase entre a prostaciclina e o tromboxane A2.
Onde age a COX?
A prostaglandina H2 sintase, também conhecida como cicloxigenase (COX), é uma glicoproteína dimérica integral da membrana, encontrada predominantemente no retículo endoplasmático. Atua como efetor secundário na via metabólica da cascata do ácido araquidônico.
Comentários