O que significa COMT?
A função da enzima COMT (codificada pelo gene de mesmo nome: Catecol-O-Metil Transferase) é a degradação da dopamina, um neurotransmissor cerebral que intervém no processo cognitivo, em uma região do cérebro chamada córtex pré-frontal. Um polimorfismo funcional (Val158Met) no gene COMT afeta a regulação de dopamina.
Qual a função do COMT?
A catecol-O-metiltransferase (COMT) catalisa a transferência do grupo metil em catecolaminas como a dopamina e a noradrenalina durante o processo de metabolização desses neurotransmissores, originando os respectivos metabólitos.
Quais as enzimas responsáveis pela degradação da dopamina?
A Catecol O-Metiltransferase, ou COMT, é uma das enzimas responsáveis pela degradação de neurotransmissores catecolaminérgicos, principalmente dopamina. O gene COMT codifica e regula a produção dessa enzima.
O que é a enzima mão?
A monoamina oxidase [EC 1.4.3.4 (MAO)] é uma enzima localizada na membrana externa da mitocôndria que usa a flavina adenina dinucleotídeo (FAD) como cofator enzimático para catalisar a conversão oxidante de uma amina em seu aldeído correspondente, produzindo também amônia e peróxido de hidrogênio.
Quais as enzimas que degradam os neurotransmissores?
A enzima MAO é responsável pela degradação dos neurotransmissores. Uma vez que a medicação inibe a ação da MAO, ocorre uma menor degradação dos neurotransmissores, gerando um aumento deles na fenda sináptica.
Onde é secretada a dopamina?
Ela é produzida, principalmente, numa região do cérebro denominada substância negra; sintetizada por meio da ativação da enzima tirosina hidroxilase; armazenada em pequenas vesículas nos terminais dos neurônios e liberada por meio das sinapses químicas do cérebro.
Quem produz a dopamina?
A dopamina é produzida nos chamados neurônios dopaminérgicos. No citoplasma desses neurônios, a dopamina é sintetizada com base na tirosina, um aminoácido. A tirosina é obtida, em grande parte, por meio da dieta, entretanto, uma porção é produzida no fígado.
Como agem os medicamentos IMAO?
O mecanismo de ação dessas drogas não é bem estabelecido. A hipótese mais defendida consiste no aumento da neurotransmissão dopaminérgica, noradrenérgica e serotonérgica pelos IMAOs. Isso se deve ao bloqueio da monoamina oxidase, uma enzima mitocondrial que está presente em diversos órgãos.
O que é IMAO em inglês?
Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO): Monoamine Oxidase Inhibitors (MAOIs): O uso concomitante de inibidores da monoaminoxidase (IMAO) pode potenciar os efeitos dos opiáceos, com base na experiência com morfina.
Como ocorre a inativação dos neurotransmissores?
Inativação ou retirada dos neurotransmissores: Acetilcolina: inativada pela acetilcolinesterase Noradrenalina: – na fenda sináptica: recaptada pela membrana pré-sináptica. – na circulação sangüínea: inativada pela catecol-O-metiltransferase com participação da MAO (monoamina-oxidase).
Como bloquear neurotransmissores?
Alguns medicamentos são conhecidos como agonistas e funcionam aumentando os efeitos de neurotransmissores específicos. Outros medicamentos e referidos como antagonistas e atuam para bloquear os efeitos da neurotransmissão.
Quem secreta a dopamina?
A dopamina é um hormônio neurotransmissor produzido principalmente pelo cérebro e que atua transmitindo informações criadas pelo sistema nervoso. Esse mensageiro do nosso corpo, quando liberado, produz principalmente a sensação de bem estar.
Quem libera a dopamina?
Uma das principais características da dopamina está em sua ação no chamado sistema de recompensa. Ao realizar determinadas atividades, como beber quando se tem sede, a área tegmental do cérebro recebe os estímulos e ocorre a liberação de dopamina em determinadas regiões do cérebro, dando a sensação de prazer.
Onde a dopamina é produzida?
Ela é produzida, principalmente, numa região do cérebro denominada substância negra; sintetizada por meio da ativação da enzima tirosina hidroxilase; armazenada em pequenas vesículas nos terminais dos neurônios e liberada por meio das sinapses químicas do cérebro.
Comentários