Onde se localiza e qual a função do clitelo?
No caso dos monóicos, como a minhoca, existe uma porção do corpo que auxilia na reprodução, o clitelo. O clitelo é um anel mais claro que libera um muco que ajuda na fixação de duas minhocas no momento da fecundação.
Quem tem clitelo?
Os clitelados compõem o outro grande grupo de anelídeos e incluem as minhocas e as sanguessugas. O nome deriva da presença do clitelo, uma banda glandular, que segrega um casulo onde se desenvolvem os ovos fertilizados. … Ao contrário dos poliquetas, os clitelados não apresentam parápodes nem tentáculos na cabeça.
Como ocorre a formação do clitelo?
Forma uma espécie de anel que envolve parcial ou totalmente a circunferência do corpo destes animais. É formado por vários segmentos adjacentes (posição e número variável consoante a espécie) cuja epiderme se apresenta espessada devido à existência de certas glândulas.
O que indica a presença de um clitelo muito desenvolvido nas minhocas?
Ao alimentarem-se do solo, esses animais extraem seus nutrientes, e o que não é aproveitado é eliminado na forma de húmus. Oligoquetas são hermafroditas, a fertilização é cruzada, e o desenvolvimento, direto. Nesse grupo, há presença de um clitelo, o qual secreta um material que formará o casulo que conterá os ovos.
Qual é a função do casulo?
Além disso, são alvos fáceis para predadores, uma vez que se apresentam imóveis e sem condições de defesa. Estes fatos tornam importante a construção de abrigos, os casulos, que protegem o animal. Além da importância biológica o casulo também é importante economicamente, pois serve de fonte para a seda.
Como ocorre a alimentação dos hirudíneos?
Alimentação. … A sanguessuga não é apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se de vermes, caramujos e larvas de insetos, além de matéria orgânica.
O que são parapódios e qual a sua importância?
Também designados parapódios, os parápodes são projeções laterais musculosas do corpo dos anelídeos poliquetas, que, em geral se dispõem aos pares nos segmentos do corpo, sendo dotadas de sedas e por vezes de outras estruturas. Nas formas de vida livre desempenham funções locomotoras.
Como ocorre a alimentação dos Hirudíneos?
Alimentação. … A sanguessuga não é apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se de vermes, caramujos e larvas de insetos, além de matéria orgânica.
Como ocorre a circulação sanguínea dos sanguessugas?
O sistema circulatório é constituído por seios que se comunicam, e alguns deles pulsam para impulsionar a circulação do sangue. É realizada por nefrídios, que podem ser ramificados e apresentar nefróstomas (extremidade ciliada em forma de funil) fechadas.
Qual é a função dos parapódios?
Os parapódios possuem diversas formas e funções, podendo servir para locomoção, proteção, podem ajudar a criar correntes de água para os organismos que constroem tubos, e podem ainda possuir regiões modificadas em brânquias que auxiliam nas trocas gasosas. … Os parapódios podem ser birremes ou unirremes.
Quais são as características dos hirudíneos?
Hirudíneos: Esse grupo apresenta indivíduos com corpo achatado dorsoventralmente, sem parapódios e sem cerdas. Possuem representantes, em sua maioria, de água doce. Uma característica marcante desses animais é a presença de ventosas que garantem a locomoção e a fixação do animal.
Qual a função do casulo durante a reprodução das minhocas?
Ele é deixado no solo e protegerá os óvulos fecundados enquanto se desenvolvem, sem qualquer supervisão dos “pais”. O desenvolvimento dos filhotes no casulo pode durar de duas semanas até três meses, dependendo da espécie. Quando saírem de lá, os filhotes já têm corpo adulto.
Qual animal não possui cerdas?
hirudíneos
Os hirudíneos são anelídeos que apresentam como característica mais marcante a ausência de cerdas, apesar de existir um gênero com essa característica, e a presença de ventosas.
Qual o uso medicinal de Hirudinea?
Estes anelídeos combatem eficazmente a gangrena, descongestionam os vasos sanguíneos (retiram o excesso de sangue) e restabelecem a pressão e a circulação sanguíneas normais. Comprovadamente, as sanguessugas são eficazes contra problemas inflamatórios como a artrite.
Comentários