Qual o objetivo da cinesioterapia?
Você já ouviu falar em cinesioterapia? O termo significa terapia do movimento e se refere a um tratamento recomendado para prevenção e recuperação de lesões osteoarticulares e musculoesqueléticas, lesões bastante comuns em clínicas de fisioterapia e dor.
O que é a cinesioterapia?
Cinesioterapia é um ramo da fisioterapia que se dedica a terapia com movimentos, estes responsáveis pela reabilitação de funções motoras do corpo. Etimologicamente, cinesioterapia se originou a partir da junção das palavras gregas: kínesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”.
Quais são os tipos de cinesioterapia?
Exemplos de exercícios de cinesioterapia
- • Cinesioterapia motora.
- • Cinesioterapia postural.
- • Cinesioterapia laboral.
- • Cinesioterapia respiratória.
Qual a diferença entre fisioterapia e cinesioterapia?
Fisioterapeuta é o profissional habilitado a Avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios do movimento, nomeados de disturbios cinéticos funcionais, e a cinesioterapia é uma das ferramentas que o fisio lança mão para tratar o paciente.
Quais os benefícios da cinesioterapia?
alívio da tensão muscular; reeducação da postura corporal; estímulo a prática de atividades físicas; promoção do equilíbrio muscular.
Para que serve a eletroterapia na fisioterapia?
A eletroterapia tem como objetivo principal ser um aliado no processo de reabilitação do paciente. O fisioterapeuta utilizará os efeitos da corrente elétrica para conseguir benefícios que vão ajudar no tratamento da patologia.
O que significa Cinésio?
[ Anatomia ] Estudo mecânico dos movimentos do corpo humano. 2. O mesmo que cinética.
Quem pode fazer cinesioterapia?
Todas as pessoas que apresentam lesões e traumas ortopédicos podem ser submetidas ao tratamento da cinesioterapia, desde que respeite as fases da lesão (aguda, subaguda e crônica). Dentro deste grupo também estão aqueles que apresentam menor mobilidade por motivo de idade ou condições físicas genéticas ou adquiridas.
O que é cinesioterapia ativa e passiva?
A Cinesioterapia motora ativa conta com a participação ativa e consciente do paciente onde ele executa voluntariamente os movimentos. A passiva, o fisioterapeuta realiza os movimentos sem ajuda do paciente.
Qual o princípio básico da cinesioterapia?
A cinesioterapia é uma técnica que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fi- siologia e biomecânica, a fim de proporcionar ao paciente um me- lhor e mais eficaz trabalho de prevenção, cura e reabilitação.
Para quem é indicado a cinesioterapia?
O mais comum é que esta terapia seja recomendada para aquelas que apresentam problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos, disfunções ortopédicas ou que apresentam algum tipo de lesão no sistema musculoesquelético. Há também exercícios físicos que podem estimular a coordenação motora.
O que é feita a cinesioterapia?
A cinesioterapia respiratória é feita com exercícios que estimulam a inspiração máxima e a expiração forçada, que podem ser realizados de pé, sentado ou deitado, com o acompanhamento dos braços ou com as mãos em contato com o abdômen para aumentar a conscientização da movimentação do diafragma.
Como é o tratamento de cinesioterapia?
A cinesioterapia consiste no tratamento da região tensionada através da movimentação dos tecidos, músculos, tendões e ligamentos que a envolvem. Mesmo que naturalmente se procure a estabilidade dos movimentos para não sentir dor, somente através de exercícios a função do músculo esquelético é recuperada.
Quais os benefícios da eletroterapia?
Nos tratamentos estéticos, a eletroterapia é aplicada através do uso de aparelhos que emitem estímulos elétricos de baixa intensidade, os quais podem ajudar na melhora da circulação, nutrição, oxigenação e metabolismo da pele.
Comentários