O que quer dizer carcinoma embrionário?
Carcinoma embrionário é um tumor de células germinativas, que pode ter origem nos testículos, ovários ou do retroperitôni, mediastino, ou outras áreas extragonadais. Apresenta alto índice de cura com o tratamento adequado, usualmente quimioterapia antineoplásica.
Que tipo de câncer é o carcinoma?
Na oncologia o carcinoma pode ser descrito como um “tumor maligno epitelial ou glandular, que tende a invadir tecidos circundantes, originando metástases”. A metástase é a fase avançada do câncer, na qual outros órgãos e tecidos podem ser afetados pelas células cancerígenas.
Qual a diferença entre carcinoma é tumor?
Enquanto o câncer é algo maligno, que se espalha pelo corpo e que, na maioria das vezes, leva o paciente à óbito, o tumor é algo benigno, uma “massa” bem delimitada, que não desenvolve metástase e pode ser facilmente removida por meio de um procedimento cirúrgico, por exemplo.
Quanto tempo vive uma pessoa com câncer no testículo?
Equipe Oncoguia A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
Quais as chances de cura do câncer de testículo?
Como todo câncer, o de testículo possui boas chances de cura quando é diagnosticado precocemente. Ao ser descoberto na fase inicial, a chance de cura é de até 95%, sendo que considera-se livre do câncer o paciente que foi tratado e não apresenta recidiva no prazo de cinco anos.
Quais os tipos de câncer de testículo?
Há dois tipos básicos de câncer dos testículos, o de células germinativas e o de estroma, que são os tumores dos tecidos produtores de hormônios, ambos com subtipos. Os tumores de células germinativas se dividem em seminomas e não seminomas.
O que causa o carcinoma?
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.
Qual o tratamento para o carcinoma?
Os tratamentos mais utilizados para o carcinoma basocelular são cirurgia, terapia local, quimioterapia, radioterapia e terapia alvo. A opção depende do tamanho e da localização do tumor.
O que é pior câncer ou tumor?
Não, nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia – que pode ser benigna ou maligna.
Quando o câncer de testículo se espalha?
O câncer de testículo, no entanto, pode atingir linfonodos (pequenos órgãos presentes nos vasos linfáticos) do abdômen, quando a doença está em estágio intermediário; ou provocar metástase (estágio avançado da doença), espalhando–se para fígado, pulmões e cérebro, por exemplo.
Como saber se o câncer de testículo está avançado?
Além dos sintomas listados, o Câncer de Testículo em estado avançado pode gerar sinais como dor na parte inferior das costas, falta de ar, dor no tórax, tosse (podendo ou não expectorar sangue), dor abdominal e dores de cabeça.
Como fica um testículo com câncer?
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
Como fica o testículo com câncer?
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
Qual é a neoplasia de testículo mais frequente?
O linfoma é o câncer de testículo secundário mais comum e ocorre com mais frequência do que os tumores de testículo primários em homens com mais de 50 anos. O prognóstico depende do tipo e estágio do linfoma. O tratamento usual consiste na remoção cirúrgica, seguido por radioterapia e/ou quimioterapia.
Comentários