Qual a indicação para um bloqueador de receptor H2?
Os medicamentos bloqueadores H2 são a cimetidina (Tagamet), nizatidina (Axid), famotidina (Famox) e ranitidina (Antak). Eles são utilizados para tratar os sintomas de úlcera, DRGE, azia e indigestão ácida.
Quais são os bloqueadores de H2?
Os antagonistas H2 da histamina mais utiliza- dos na prática clínica são a cimetidina, ranitidina e famotidina.
São efeitos adversos dos anti H2?
Efeitos adversos
- Bradicardia, hipotensão.
- Confusão, alucinações (raras),ansiedade.
- A cimetidina pode produzir ginecomastia e galactorreia mas os outros não, devido à interferência na acção dos androgénios.
- Têm interacções significativas com vários outros fármacos.
Onde tem receptores H2?
Ele é encontrado em:
- Células da parede do estômago (células oxínticas)
- Músculo liso vascular.
- Neutrófilos.
- Sistema nervoso central.
- Coração.
- Útero.
Quais os usos terapêuticos dos antagonistas H1 e H2?
Os anti-histamínicos são denominados segundo o receptor para histamina com o qual interagem. Assim, aqueles que atuam preferencialmente em receptores H1, H2, H3 e H4 são chamados, respectivamente, anti-H1, anti-H2, anti-H3 e anti-H4. Os anti-H1 são os mais utilizados no tratamento das doenças alérgicas.
Qual mecanismo de ação dos anti H2 qual sua ação sobre a secreção ácida gástrica induzida por histamina acetilcolina é gastrina?
Os bloqueadores H2 inibem de forma seletiva e competitiva a ligação da histamina aos receptores H2 gástricos reduzindo a secreção ácida pelas células parietais.
Qual a diferença entre famotidina e omeprazol?
Omeprazol é mais eficaz do que a famotidina para o controle de sintomas gastro-esofágico doença do refluxo em H. pylori-negativos, enquanto eficácia similar é observado em H. pylori positivos com não-erosiva doença do refluxo gastro-esofágico.
Quais são os antiácidos?
- Bicarbonato de Sódio® bicarbonato de sódio. 14,8. …
- Pepsamar® hidróxido de alumínio. 11,3. …
- Engov® ácido acetilsalicílico + hidróxido de. …
- Kolantyl® hidróxido de alumínio + hidróxido de. …
- Magnésia Bisurada® carbonato de bismuto + carbonato. …
- Mylanta Plus® líquido. dimeticona + hidróxido de alumínio. …
- Demais antiácidos. 9,4.
Quais as principais reações adversas dos antiácidos?
Antiácidos contendo magnésio podem ter um efeito laxativo podendo causar diarréia, já antiácidos contendo alumínio podem causar constipação podendo levar à obstrução intestinal.
Qual efeito colateral da cimetidina?
Os principais efeitos colaterais da Cimetidina incluem dor de cabeça, tonturas, diarreia, dores musculares, cansaço, reações alérgicas na pele, tristeza, depressão, alucinações, confusão mental, aumento dos batimentos cardíacos, inflamação do fígado, aumento das mamas e impotência sexual.
Qual a diferença entre cimetidina e famotidina?
Estudos in vitro demonstraram que a Famotidina é mais potente do que a cimetidina e ranitidina. Em indivíduos saudáveis e em pacientes com úlcera péptica, Famotidina nas dosagens de 10 ou 20 mg por via oral, proporcionou uma inibição da secreção ácida gástrica basal e noturna maior que 80%.
Qual a função de medicamentos antagonistas dos receptores H1?
Inibe a liberação e síntese da histamina.
Onde são encontrados receptores H1 e H2?
Participação dos receptores histaminérgicos do tipo H1 e H2 presentes no núcleo medial da amígdala na resposta cardiovascular ao estresse.
Qual o principal mecanismo de ação age sobre a secreção de ácido?
A ativação dos receptores CCK2 nas células parietais leva à secreção ácida gástrica, enquanto a ativação desses receptores nas células ECL leva à libe- ração de histamina, sendo o principal mecanismo pelo qual a gastrina estimula a secreção ácida.
Comentários