O que é Ayrá no candomblé?

Quem é Ayrá no candomblé?

Airá é um Orixá no fundamento de Xangô, considerado um de seus servos de confiança e segundo uma de suas lendas, Airá, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô. Graças a isso, Airá deve ser tratado de forma diferente de Xangô e seu assentamento deve ficar na casa de Oxalá.

Porque Ayrá carrega Oxalá?

Foi assim que Airá tornou-se o companheiro de Oxalá, pois a viagem foi muito longa já que Oxalá andava muito devagar (conta-se também que Airá carregava Oxalá nas costas) pelo fato de ainda estar se recuperando dos ferimentos que adquirira durante os sete anos de prisão. Durante o dia, eles caminhavam.

Porque Ayrá carrega uma chave?

Ele carrega consigo em uma das mãos uma chave, com a qual ele pode regular o clima e na outra uma lança que simboliza respeito. De forma geral, não há culto voltado para este Orixá na Umbanda, o tornando assim mais característico do Candomblé.

Quais as características dos filhos de Ayrá?

Os filhos de Airá, são autoritários, voluntariosos, enérgicos, cAlmos, teimosos, orgulhosos e guerreiros alternadaMente, não sabem guardar segredos, faladores, fofoqueiros, apegAdos a família. Adjàosì : quer dizer Osi, esquerda. É o eterno companheiro de Oxaguiã.

Como agradar Ayrá?

As comidas feitas para ele não devem ser temperadas com sal, dendê e pimenta. O tempero para os alimentos dedicados a Ayrá deve ser somente a banha de Ori Africana. Além disso, nas oferendas dedicadas a Ayrá, um alimento muito apreciado é o quiabo, que deve ser preparado da forma indicada, sem os temperos em questão.

Qual Orixá se veste de branco?

Oxalá
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestemse de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.

Quem carregou Oxalá nas costas?

Nas suas costas, carregou o velho rei de volta ao seu reino. Todo o povo saudava Oxalá e todo o povo saudava Xangô.

Qual a cor da vela de Ayrá?

PROCEDIMENTO : Em seu peji ou em local reservado, acenda uma vela branca 25-30 grs ofeRecendo a exu Sete Encruzilhada, após acenda uma vela azul para Aira.

Qual a comida de Ayrá?

Ajebo ou Ajébo: comida-ritual do orixá Xangô Ayra. É preparado com seis ou 12 quiabos, que devem ser cortados em “lascas” e, em seguida, batido com três claras de ovos até formar uma musse. Depois, deve-se regar a mistura com gotas de mel de abelha e azeite doce.

Qual a cor da vela de Ayra?

PROCEDIMENTO : Em seu peji ou em local reservado, acenda uma vela branca 25-30 grs ofeRecendo a exu Sete Encruzilhada, após acenda uma vela azul para Aira.

Qual entidade gosta de vinho?

Já o termo Pambu-Njila deu origem ao nome Pombagira, entidade feminina da umbanda que controla os caminhos e as encruzilhadas, tal como a divindade bantu. Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados.

Qual a cor de Iemanjá?

Ela é protetora daqueles que possuem algum tipo de relação com o mar, dos próprios seres humanos até a fauna e a flora. E não é só isso: Iemanjá também possui ligação com a maternidade. Por causa de sua conexão extremamente forte com o mar, foi designada à cor azul-claro.

O que significa a roupa branca?

Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade. Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia.

Qual o Xangô que carrega Oxalá?

Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oxalá era velho e lento, por isso Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, vira a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio.