Qual é o tipo da articulação Atlanto occipital?
Além disso, nos humanos o atlas (C1) apresenta a articulação atlanto–occipital do tipo gínglimo permitindo movimentos de flexão e extensão da cabeça, enquanto o áxis (C2) possui a articulação atlanto-axial do tipo pivô com o atlas, com movimento exclusivamente rotacional.
O que acontece na articulação Atlanto occipital?
As articulações atlanto–occipitais são formadas entre as massas laterais do atlas (C1) e os côndilos occipitais do crânio. Elas permitem flexão, extensão e inclinação lateral da cabeça. Graças a elas, você pode balançar a cabeça em aprovação a algo.
Onde fica articulação Atlanto occipital?
Articulação atlantoccipital É a articulação que une o crânio à coluna vertebral. Ela ocorre entre as faces articulares superiores do Atlas e o côndilo do occipital, sendo uma articulação sinovial condilar. Permite a flexão e a extensão e um diminuto movimento de lateralidade.
Quais os ligamentos da articulação Atlanto occipital?
Os ligamentos da articulação atlanto occipital são denominados de membrana atlanto–occipital anterior e membrana atlanto–occipital posterior. A membrana atlanto occipital anterior uni o arco anterior do atlas com o crânio (forame magno pela borda anterior).
São articulações sinoviais?
Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo “São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.
O que é articulação Monoaxial biaxial e triaxial?
As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Há duas variedades nas quais o movimento é uniaxial: gínglimo ou articulação em dobradiça e trocóide ou articulação em pivô.
O que é luxação Atlanto occipital?
A luxação da articulação atlanto–occipital é considerada uma afecção incomum no homem e nos animais. Radiografias laterais são recomendadas para o diagnóstico. No entanto, estão sujeitas a erros relacionados ao ângulo de radiação, ao alvo da imagem, à distância e à sobreposição óssea.
Qual a função principal da articulação da escapula?
Articulação glenoumeral A escápula é um osso fino que forma a parte dorsal da cintura escapular. … Como principal função, ele aprofunda a articulação, criando como consequência à maior estabilidade do sistema.
Onde se localiza o processo espinhoso?
Processo espinhoso: na região posterior e abaixo da junção das lâminas, forma-se o processo espinhoso da vértebra, sendo esta palpável na região das costas.
Que tipo de articulação é encontrado no joelho?
O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural). … A chave para um joelho saudável é a estabilidade e o bom alinhamento da articulação.
Quais são os ligamentos do pescoço?
Os ligamentos profundos incluem o ligamento alar, o ligamento apical do dente, a banda longitudinal superior do ligamento cruzado, o ligamento transverso do atlas e a banda longitudinal inferior.
O que é ligamento Flavo?
Entre a dura-máter e a camada mais superficial do osso, o periósteo, existe um tecido adiposo que recebe o nome de ligamento amarelo ou ligamentum flavum. … De coloração amarelada, o ligamento amarelo exerce um papel importante na elasticidade da coluna vertebral.
Quais são os tipos de articulações sinoviais?
De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial. – Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna. – Biaxial – Permite dois eixos de rotação.
Quais os exemplos de articulações sinoviais?
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
Comentários