O que é Aracnoidocele selar?

O que significa Aracnoidocele selar?

Aracnoidocele intrasselar é um termo pouco utilizado para descrever uma situação observada com certa frequência em consultórios médico: a chamada “síndrome da sela vazia”.

O que causa síndrome da sela vazia?

A Síndrome da Sela Vazia corresponde ao achado de sela túrcica preenchida por líquido cefalorraquidiano, devido à herniação da aracnóide para dentro da sela, levando à compressão do tecido hipofisário normal contra o assoalho selar, dando a aparência radiológica de uma sela vazia.

Como tratar a síndrome da sela vazia?

O tratamento para a síndrome da sela vazia deve ser orientado por um endocrinologista ou um neurologista, mas normalmente só é iniciado quando a pessoa apresenta sintomas de redução de hormônios importantes, por exemplo. Nestes casos é feita reposição hormonal para garantir os níveis normais de hormônio no organismo.

O que é sela Tursica?

A sela turca (também chamada sela túrcica), é uma pequena estrutura óssea (em forma de sela de montaria de cavalo) que fica na base do crânio, e contém no seu interior uma importante glândula endócrina que é a hipófise.

O que um cisto Aracnoide pode causar?

As manifestações clínicas dependem da localização do cisto e podem ser várias: dor de cabeça, tontura, convulsão ou epilepsia, déficits neurológicos como fraqueza, formigamento, déficit visual ou auditivo, dificuldade de equilíbrio e coordenação, entre outros.

Quais os sintomas do Síndrome da sela vazia?

A síndrome da sela turca vazia pode não provocar sintomas e raramente provoca sintomas graves. Cerca de metade dos afetados têm dores de cabeça e algumas pessoas também têm hipertensão arterial. Raramente, ocorre um vazamento do líquido cefalorraquidiano pelo nariz ou problemas de visão. (RM).

O que pode causar sela túrcica parcialmente vazia?

A síndrome da sela turca vazia ocorre mais frequentemente em mulheres de meia-idade que estão acima do peso e que têm hipertensão arterial. Menos frequentemente, o quadro clínico ocorre após cirurgia da hipófise, radioterapia ou infarto (morte) do tumor da hipófise.

O que é sela túrcica e qual sua função?

A sela túrcica é uma cavidade óssea onde se encontra a hipófise, glândula do cérebro responsável pela secreção de uma série de hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo. Também chamada de fossa hipofisária, essa cavidade está situada na base do crânio, no osso esfenoide.

Qual é a função da glândula pituitária?

Ela produz vários hormônios que controlam outras glândulas endócrinas. Hormônio do Crescimento. Promove o crescimento corporal durante a infância. Normalmente, os adultos produzem apenas pequenas quantidades de hormônio do crescimento.

É perigoso cisto na cabeça?

Isto é grave! O cisto de aracnoide, ou cisto aracnoide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação ou após o nascimento, ficou septado, represado entre as membranas que revestem o cérebro.

O que acontece se o cisto aracnoide estourar?

O cisto aracnóide consiste numa lesão benigna formada por líquido cefalorraquidiano, que se desenvolve entre a membrana aracnóide e o cérebro….Quais os sintomas.

Cisto localizado no cérebro Cisto localizado na medula espinhal
Dor de cabeça Dor de costas
Tontura Escoliose
Enjoo e vômito Fraqueza muscular

Qual a finalidade da sela turca?

A sela túrcica é uma cavidade óssea onde se encontra a hipófise, glândula do cérebro responsável pela secreção de uma série de hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo. Também chamada de fossa hipofisária, essa cavidade está situada na base do crânio, no osso esfenoide.

Que puede causar lá prolactina alta?

Assim, a prolactina alta pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e ser consequência da gravidez, síndrome dos ovários policísticos, estresse ou tumor na hipófise, por exemplo, podendo causar sintomas que podem variar de acordo com a causa.

Quem fica na sela túrcica?

Sela túrcica ou Sela turca é uma pequena fosseta, em forma de “sela árabe”, localizada na face superior ou cerebral do esfenóide (o osso mais complicado do corpo humano) onde está alojada a hipófise também chamada de “corpo pituitário”.