O que significa autopoiese principal conceito de Maturana?
O termo “autopoiesis” foi utilizado em vários âmbitos científicos, da biologia ao direito. No campo da biologia, Maturana e Varela têm definido “autopoiético” como um sistema capaz de se reproduzir autonomamente, sejam os próprios componentes, sejam as relações que unem o conjunto.
O que é a teoria da autopoiese?
A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior. O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela.
Quem é Maturana e Varela?
Humberto Maturana (Santiago, 14 de setembro de 1928 – 6 de maio de 2021) foi um neurobiólogo chileno, crítico do realismo matemático e criador da teoria da autopoiese e da biologia do conhecer, junto a Francisco Varela. É um dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical.
Qual a implicação da autopoiese para a nossa concepção de vida no planeta?
Em outras palavras, tudo que está vivo é autopoietico. Isto significa que o fenômeno da vida em nosso planeta pode ser explicado como se fosse um sistema de moléculas que se transforma de maneira cíclica a partir do próprio mecanismo interno do sistema.
O que é autopoiese na psicologia?
Assim, a autopoiese é a denominação desse modo de organização dos seres vivos, que se distinguem de outros por sua capacidade de se autoproduzirem (Maturana & Varela, 1997). Embora os sistemas vivos sejam autoproduzidos, eles não são sistemas isolados; pelo contrário, são marcados pela abertura e interação com o mundo.
Porque Maturana diz que vivemos uma sociabilidade patológica?
No entanto, a cultura patriarcal subverteu essa dinâmica da vida e, assim, vivemos uma sociabilidade patológica nesse sentido, uma vez que ela privilegia uma ínfima minoria da espécie humana em detrimento de um enorme contingente de indivíduos.
O que significa Alopoiese no direito?
Numa posição diametralmente oposta, temos o conceito de alopoiese. Derivada do grego alo (‘um outro’, ‘diferente’) e poiesis (‘criação’, ‘produção’), a palavra, como bem define Marcelo Neves, “designa a (re)produção do sistema por critérios e códigos do seu meio-ambiente.
O que diz Maturana?
Na verdade, na perspectiva de Maturana, todos os seres vivos aprendem. Mas somente nós, humanas e humanos, queremos aprender e sabemos que precisamos aprender. O amar, em Maturana, é aceitar o que e quem está fora de nós como legítima ou legítimo. Mas o que está fora de nós também habita dentro.
O que é a biologia do amor?
“A biologia do amar é o fundamento biológico do mover-se de um ser vivo, no prazer de estar onde está na confiança de que é acolhido, seja pelas circunstâncias, seja por outros seres vivos.
O que é acoplamento estrutural?
Os acoplamentos estruturais emergem quando dois ou mais sistemas interagem, operando uma característica ou um elemento que, embora seja comum, possui significação própria para cada sistema. Acoplamentos estruturais são suposições estruturais que um sistema faz de determinadas características do ambiente.
Qual a árvore do Conhecimento?
Também conhecida como Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente Árvore da Ciência, foi plantada, segundo o relato bíblico, no Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus.
O que é Alopoiese?
Numa posição diametralmente oposta, temos o conceito de alopoiese. Derivada do grego alo (‘um outro’, ‘diferente’) e poiesis (‘criação’, ‘produção’), a palavra, como bem define Marcelo Neves, “designa a (re)produção do sistema por critérios e códigos do seu meio-ambiente.
Por que amamos biologia?
Em outras palavras, amamos porque somos o resultado de um processo evolutivo bem sucedido: ao entrarmos em uma relação estável, as chances de criarmos com sucesso nossos descendentes são muito maiores. De acordo com a biologia evolutiva, o vínculo criado por casais apaixonados garante a segurança da espécie.
O que é acoplamento estrutural na teoria de n Luhmann?
Acoplamentos estruturais são suposições estruturais que um sistema faz de determinadas características do ambiente. Luhmann (2016, pp. … Uma questão social, segundo Luhmann (2016, p. 591), está na diferenciação e no acoplamento das autopoieses de diferentes sistemas funcionais.
Comentários