Qual é a vacina DPT?
A Tríplice Bacteriana (DTP) protege a criança de três doenças: Difteria, tétano e coqueluche.
Qual a idade para tomar a vacina DTP?
(2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.
Quais as doenças que a vacina DTP previne?
Proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite. A difteria difteria difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas.
Porque a vacina DTP dói?
Por ser uma injeção intramuscular (aplicada no interior do músculo), a vacina dTpa pode causar dor e desconforto durante a aplicação. No entanto, a intensidade da dor pode variar bastante de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.
Qual a diferença entre a vacina DTP e DTPa?
As vacinas tríplices bacterianas protegem o bebê contra difteria, coqueluche e tétano. Na rede pública está disponível a DTPw que é feita a partir de células inteiras da bactéria. Já na rede privada existe a versão DTPa que é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras, mas sim com proteínas.
Qual a diferença da DTP e DTPa?
A diferença entre as duas vacinas está na concentração de toxóide. A vacina dupla do tipo infantil (DT) contém a mesma concentração de toxóide diftérico e de toxóide tetânico presente na vacina tríplice (DTP), enquanto a dupla do tipo adulto (dT) contém menor quantidade de toxóide diftérico. (Grau B).
Quem deve tomar a vacina DTP?
A vacina dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular) é recomendada como reforço em crianças a partir dos 4 anos, adolescentes, adultos e também idosos. Grávidas devem receber a dose do imunizante a partir da 20ª semana de gravidez.
Quantas doses da vacina DTP?
O esquema básico da vacina é de 3 doses com 0,5 ml cada dose e deverá ser aplicada da seguinte maneira: – 1ª dose aos 2 meses de idade – 2ª dose aos 4 meses de idade – 3ª dose aos 6 meses de idade Nota1: Intervalo recomendado entre as 3 doses básicas é de 60 dias e o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Quanto tempo dura a dor da vacina antitetânica?
Na maioria dos casos os sintomas manifestados não são graves e passam entre 3 a 7 dias, sem necessidade de ajuda médica.
Quantos dias dura a reação da vacina DTP?
Tem início nas primeiras 24 horas e pode persistir por até 72 horas após. A melhora do sintoma se dá de maneira espontânea, não sendo necessária conduta especial. Esse quadro não deixa sequela. Perda de apetite de baixa intensidade e transitória é sintoma encontrado em até 27,2% dos vacinados.
O que significa DTP e Hib?
A vacina combinada de DTP e Hib é também chamada tetravalente, já que protege, ao mesmo tempo, contra difteria, tétano, pertussis (coqueluche) e infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b.
Quanto tempo para tomar antitetânica após ferimento?
A profilaxia de tétano deve ser realizada o mais breve possível após o ferimento. Como o período de incubação do microrganismo é bastante variável (entre 3 e 21 dias), deve ser administrada mesmo que o paciente se apresente tardiamente para atendimento na unidade de saúde [1,2].
Quantos anos toma antitetânica?
A principal forma de prevenção do tétano é vacinar a população desde a infância com a vacina antitetânica. O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade.
Como é aplicada a DTP?
A vacina deve ser injetada pela via intramuscular. O lado antero-lateral superior da coxa é o local preferido para injeção. (Uma injeção nas nádegas das crianças pode causar lesão para o nervo ciático e não é recomendada.) Não deve ser injetada na pele, pois pode aumentar reação local.
Comentários