Qual a teoria das três idades?
A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
O que é a teoria das três idades ou ciclo vital dos documentos?
Teoria das Três idades: Segundo esta teoria os arquivos (conjunto de documentos) passam por três estágios distintos de arquivamento, de acordo com o uso que se faz dos documentos: corrente, intermediário e permanente. …
Quem criou a teoria das 3 idades?
Wiffel
3. Teoria das três idades: Wiffel, em 1972, criou sua teoria das três idades dos documentos.
Quais são as fases do ciclo vital dos documentos?
As fases do ciclo de vida de documentos
- Fase corrente. A primeira fase do ciclo de vida de documentos, a fase corrente, é quando o documento tem a sua maior importância. …
- Fase intermediária. …
- Fase permanente.
O que é o princípio da proveniência?
Resumo: O princípio da proveniência consiste em organizar os documentos de determinada instituição de forma a conservar sua ordem original.
Quais são os princípios da arquivologia?
Os princípios fundamentais da arquivologia são: – Princípio da Proveniência; – Princípio do Respeito pela Ordem Original; – Princípio da Organicidade; – Princípio da Unicidade; – Princípio da Indivisibilidade ou integridade.
Quais são os documentos de terceira idade?
Arquivo permanente (terceira idade): “conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor”. Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.
Quais são as três fases do arquivo?
Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.
Como surgiu e se consolidou o ciclo vital dos documentos?
O surgimento do ciclo vital dos documentos está diretamente ligado ao contexto administrativo estadunidense e associado a uma proposta de operacionalização da gestão de documentos. … A partir das interpretações investigadas, é proposta a sistematização dessas em duas abordagens, local-cronológica e de gestão documental.
Qual objetivo da arquivologia?
Rondinelli (2014) considera como objeto de estudo da Arquivologia o documento arquivístico, compreendido nessa conjuntura como agregações, de qualquer natureza e de qualquer período, sendo o objetivo da Arquivologia o controle, comunicação e preservação dos documentos arquivísticos, de maneira contextualizada.
Qual as fases idade de um documento?
A gestão de documentos conta com procedimentos bem definidos para todas as etapas do ciclo de vida dos documentos, que envolve as idades do arquivo, sendo elas: corrente, intermediária e permanente. A frequência de uso e seu valor são considerados na hora de definir em qual idade está o documento.
O que é ciclo documental?
A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.
Qual é a importância do princípio da proveniência para a organização dos arquivos?
Considera-se que o princípio da proveniência tem por finalidade manter agrupados e organizados os documentos conforme seu processo de produção e ou acumulação, de maneira a não misturar com outros documentos provenientes de outras origens (DUCHEIN, 1977 apud ROUSSEAU; COUTURE, 1998).
Qual o princípio da arquivologia utilizado para organizar os documentos?
Princípio da proveniência Princípio arquivístico fundamental, segundo o qual os documentos ou os arquivos originários de uma instituição, de uma corporação, de uma família ou de uma pessoa não devem ser incorporados a documentos ou arquivos de outras proveniências; inclui, às vezes, o princípio do respeito à ordem …
Comentários